DiversosEducaçãoNotícias

Professora Silmara ganha medalha de ouro e está entre os melhores professores do Brasil

professora de matemática silmara louise da silva
A professora Silmara dá aulas de matemática há 10 anos – foto Daiane Delpupo – Mosaico

“ A ficha ainda não caiu! Estou muito feliz!” comemora a professora Silmara Louise da Silva, que está entre os 10 melhores professores de matemática do Brasil.  A conquista veio na tarde desta quarta-feira, 27, com o resultado da 1ª Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), que concedeu aos finalistas a medalha de ouro.

Silmara foi inscrita na Olimpíada pela Escola Estadual David Campista, representando Minas Gerais. A professora, que tem 36 anos também dá aulas na segunda unidade da David Campista, na Fazenda Lambari, na Escola Municipal Júlio Bonazzi, Cesesc e no Colégio Poliedro.

Formada em Licenciatura da Matemática e em Engenharia Elétrica ela precisou tomar uma decisão profissional e seguir uma das carreiras profissionais. A paixão pela matemática falou mais alto e há dez anos ela tem a sala de aula como ambiente de trabalho. “ Eu não me imaginava como professora, mas gostava muito de matemática e então decidi fazer a faculdade, depois também me formei em Engenharia. No início trabalhei nas duas áreas dividindo os períodos, mas precisei escolher o que queria fazer, para me dedicar e fazer bem. E escolhi ser professora de matemática,” conta Silmara.

A paixão pelos números a levou para a sala de aula, mas o resultado, o aprendizado dos alunos também foram fatores importantes na decisão dela como docente. “Eu me encantei com o brilho nos olhos dos alunos. Ser professora é uma oportunidade de dividir e compartilhar o conhecimento. Ver o brilho  nos olhos dos alunos quando eles entendem o que eu ensino, o que estou dizendo e quando entendem que faz sentido. É por isso que continuo e amo dar aulas”, se emociona.

professoras de matemáica
A professora Silmara e a professora inspiradora Carlota durante a cerimônia de premiação da OPMBr – foto acervo pessoal

Inspiração

A professora que também tem mestrado em Matemática fez todo ensino básico no Colégio Municipal Dr, José Vargas de Souza, tendo como inspiradora a professora Carlota que sempre apoiou e incentivou Silmara a ingressar no mundo da Matemática. “ A professora Carlota que acompanhou a cerimônia de premiação foi minha primeira inspiração e o primeiro contato mais profundo com a matemática, sempre me inspirou e incentivou. Além dela, a professora Marcia, da disciplina de Cálculos, no curso de Engenharia foi sempre atenciosa, transmitia muita paz e tranquilidade, que tanto transmitir para meus alunos, pois eles já chegam com medo da Matemática e com muita calma, procuro mostrar que não é um bicho de sete cabeças. E por último meus professores do mestrado foram incríveis me mostrando um mundo acadêmico, que jamais imaginava existir. Como estudante não tive a oportunidade participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, mas ontem chegou a minha vez como professora. Tudo isso está sendo tudo um sonho, me inspirei muito nos meus professores e conheci muito através deles e sou muito grata a eles. Em agradecimento enviei uma frase de Isaac Newton, que diz assim:  Se cheguei até aqui é porque me apoiei no ombro dos gigantes”, finaliza Silmara

1ª OPMbr

A 1ª Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), reuniu 600 professores de todo o País, sendo que 67 foram os finalistas e 10 receberam a medalha de ouro.

Além dos medalhistas de ouro, também foram selecionados 9 professores com medalha de prata e 48 com o bronze. Entre os medalhistas, 38 são professores vinculados à rede estadual; 14, de escolas particulares; 11, da rede federal e 4, da municipal.

Na região, o professor Felipe Mascagna Bittencourt Lima, de São João da Boa Vista também foi um dos vencedores.

Conheça os 10 medalhistas de ouro: 

  • Christiano Otávio de Rezende Sena – CEFET-MG Campus I – Belo Horizonte (MG) 
  • Felipe Mascagna Bittencourt Lima – IFSP Campus São João da Boa Vista Jardim Italia – São João da Boa Vista (SP) 
  • José Fábio de Araújo Lima – EE Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand – Feira de Santana (BA) 
  • Josieli Fátima Tonin Pagliosa – EE Normal José Bonifácio – Erechim (RS) 
  • Kácio José Cardoso Santos – Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra – Parnamirim (RN) 
  • Milena Monique de Santana Gomes – EE Olivina Olivia Carneiro da Cunha – João Pessoa (PB) 
  • Roberto Cesa Cucharero Peregrina – CE Prefeito Mendes de Moraes Ilha do Governador – Rio de Janeiro (RJ) 
  • Romis de Sousa Moraes – Escola Municipal Madre Teresa de Jesus – Ourilândia do Norte (PA) 
  • Rubens Lopes Netto – Centro de Educação Quilombola Deputado Júlio Pires Monteles – Anapurus (MA) 
  • Silmara Louise da Silva – EE David Campista – Poços de Caldas (MG) 

Os medalhistas vão ganhar uma viagem para conhecer o sistema educacional da China, país classificado entre os melhores em matemática no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

José Antônio Puppim de Oliveira, membro do Conselho Gestor da OPMbr e professor titular da Fundação Getulio Vargas (FGV), explicou a motivação para a realização da olimpíada: “nosso objetivo ao realizar a OPMbr foi tentar dar apoio para melhorar posição do Brasil na área da Matemática. Há 20 anos, a China estava na mesma posição que o Brasil está. Então queremos que os vencedores conheçam de perto o que país asiático fez, o que poderíamos aprender com eles e, por fim, trazer esse conhecimento para o Brasil”, declarou.

A olimpíada é promovida por uma equipe de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Com o apoio do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a competição teve como objetivos: estimular o ensino da matemática no Brasil; identificar e propagar boas práticas no ensino da disciplina; identificar talentos entre os professores e incentivar o ingresso em áreas científicas e tecnológicas; entre outros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.