CulturaDiversosNotícias

Projeto “Trilha Criativa” conquista Net Promoter Score de 100%

“Vocês transformaram as aulas remotas em um abraço demorado”, resume de maneira afetuosa Fran Rezende, aluna do projeto de Incentivo à Cultura “Trilha Criativa”, da escola de empreendedorismo e inovação social A Guarda-Chuva, que tem como objetivo promover o desenvolvimento da gestão da carreira artística de atores da economia criativa como músicos, compositores, dançarinos, artesãos, pintores, atores, artistas circenses, agentes, produtores e agentes culturais, agentes da cultura popular e demais integrantes da cena cultural. “As aulas estimularam a minha ‘briga’ com o dinheiro em um novo olhar de aceitação e merecimento. Eu pude me ver de forma mais integral. Obrigada por tanto”, celebra.

O projeto foi desenvolvido em plataforma online

Com início em 09 de setembro, a “Trilha Criativa” teve 16 horas de duração, divididas em oito encontros, com duas horas cada, em plataforma online. O percurso contou com atividades reflexivas e práticas sobre gestão de carreira, empreendedorismo, dinheiro e propósito, além de apresentar aos agentes culturais caminhos para que sejam cada vez mais empreendedores, financeiramente sustentáveis e fortalecedores do ecossistema criativo.

Durante os encontros foram exploradas quatro dimensões importantes dentro de toda carreira artística, trabalhando a partir dos seguintes pontos: Identidade, Relações, Processos e Recursos. “A Trilha foi importante, pois a cada novo aprendizado somamos melhorias no nosso fazer artístico. E percebida foi a maneira carinhosa com que a A Guarda-Chuva potencializou em cada um uma busca com maior intensidade por melhorar cada vez mais a forma como agimos em nossa arte”, destaca Lúcia Vera Lima, artista de destaque da cultura popular poços-caldense.

O projeto de Incentivo à Cultura “Trilha Criativa” tem como incentivador cultural o Ateliê de Software, além do apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com coordenação de Thais Costa e as facilitadoras Rafaela Jacon Dutra e Gabriela Severini.

Resultados

Por meio da métrica Net Promoter Score (NPS), criada por Fred Reichheld para medir a satisfação dos clientes por meio da pergunta: “de 0 a 10, quanto você indicaria nosso projeto aos amigos?”, a “Trilha Criativa” alcançou NPS de 100%.

Além disso, a iniciativa de A Guarda-Chuva conquistou também os seguintes objetivos: promover o fortalecimento da rede de empreendedorismo criativo de Poços de Caldas; trabalhar a rede e as conexões do artista e como ele pode potencializar e utilizar esses contatos de forma mais assertiva e eficaz para os seus empreendimentos; fazer os participantes refletirem e dialogarem sobre sua arte, propósito e relação com dinheiro; abordar os desafios dos agentes e produtores da economia criativa e a necessidade de que eles também se entendam como empreendedores e passem a buscar formações nas áreas de gestão e inovação; e promover um espaço de diálogo e conexão entre os participantes capaz de oportunizar futuras parcerias.

Inicialmente, o projeto previa a oferta de 15 vagas, mas foram realizadas 32 inscrições. Destas, 20 pessoas foram selecionadas, sendo cinco com bolsas ofertadas pela A Guarda-Chuva, com prioridade para interessados que ainda não tinham passado por formação anterior em gestão de carreiras ou gestão cultural e também pelos critérios de raça e gênero, proporcionando maior diversidade e contribuindo para ações afirmativas. Completaram a formação e foram certificados 14 alunos.

“Foi muito importante para mim passar por todos os processos de ressignificação da minha produção artística, da reestruturação dos meus ciclos produtivos e do enfrentamento do distanciamento físico, compartilhando as dificuldades e desafios com outros artistas e agentes culturais, de forma sistematizada pela Trilha Criativa. A linguagem bem contemporânea, as ferramentas articuladas e muito atualizadas, a disponibilidade e competência das mediadoras e as trocas do grupo foram grandes diferenciais. Sigo mais confiante e focada nessa trilha”, avalia a fotógrafa Daniela Marco Antonio Alvisi.

A escola de empreendedorismo e inovação social A Guarda-Chuva atua na formação de empreendedores sociais no sul de Minas Gerais desde 2015 e apoia iniciativas de impacto positivo em Poços de Caldas e região, visando estimular a participação de investidores e voluntários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.