Promoção Social intensifica abordagem de moradores em situação de rua
A chegada de uma nova frente fria esta semana em Poços de Caldas tem feito com que a Secretaria Municipal de Promoção Social ainda mais o trabalho de abordagem dos moradores em situação rua, principalmente no período noturno. Em média, os agentes abordam por noite cerca de 7 pessoas.
De acordo com a secretária municipal de Promoção Social, Marcela Carvalho, a meta é que todas as pessoas sejam encaminhadas às casas de passagem conveniadas com a Prefeitura, pelo menos durante a noite, período em que o frio é mais intenso.
O Serviço de Abordagem Social é o responsável pelo atendimento da população em situação de rua e funciona 24 horas por dia. As equipes abordam as pessoas nas ruas para convencê-las a aceitar o acolhimento. Quando a resposta é positiva, a pessoa em situação de rua é levada a um dos abrigos institucionais parceiros da Secretaria Municipal de Promoção Social, onde é possível contar com higienização, alimentação, roupas e local adequado para dormir.
“Já intensificamos o trabalho de abordagem nas ruas, especialmente no período noturno e também preparamos as casas de passagem para que as instituições possam acolher todas as pessoas em situação de rua que aceitarem o serviço, evitando que elas fiquem nas ruas neste período de baixas temperaturas”, destaca a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.
O serviço é oferecido, mas a adesão é voluntária. Com o frio, as equipes utilizam todas as estratégias de convencimento para que, pelo menos, as pessoas em situação de rua pernoitem nos abrigos institucionais.
A população pode ajudar pelos telefones 156 e 3697-2645 para que as equipes de Abordagem Social se desloquem até os locais onde há pessoas em situação de rua.
Queda de temperatura
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a mínima registrada esta madrugada em Poços de Caldas foi de 10,2 graus, porém a previsão é de que haja um declínio de temperatura até domingo, com a mínima chegando a 5 graus.