DiversosSaúde

Psicóloga esclarece pontos sobre a saúde emocional na gravidez

Gestantes e casais interessados em saber mais sobre as mudanças na configuração familiar com a chegada dos filhos, puderam ampliar um pouco mais o conhecimento sobre o assunto, durante uma palestra ministrada durante encontro promovido dentro do Projeto Nove Meses, realizado no sábado passado.

Psicologa tira dúvidas de gestantes e casais sobre a saúde emocional na gravidez

Mariana Ferreira está no quarto mês de gestação, ela e o marido Luis esperam o primeiro filho do casal, Antônio. Luis Fernando Bonvento tem buscado sempre acompanhar a esposa nas palestras que fazem parte do Projeto Nove Meses. “Quero muito ser um pai ativo e um bom exemplo para meu filho, por isto acho que participar ajuda a tudo ficar mais fácil na nossa relação.” Eles são músico e cantora e sabem que terão agora outros papéis importantes, de pai e mãe. “Eu gostei muito da palestra. Todo aprendizado vai me ajudar a ficar mais segura nesta nova fase das nossas vidas”, disse Mariana.

O Projeto Nove Meses é realizado uma vez por mês com diferentes profissionais e foi estruturado para que futuros pais e mães possam entender as mudanças que ocorrem com a chegada de um filho. São palestras realizadas em forma de roda de conversa que dão a oportunidade em forma de relatos e a condução de diferentes profissionais ligados ao atendimento das gestantes e bebês. O trabalho é interdisciplinar, como maneira de oferecer um pré-natal mais completo com profissionais como nutricionista, fisioterapeuta, médica obstetra, consultoras de amamentação e em sono do bebê e pediatra.

São muitas as mudanças que ocorrem antes do nascimento do bebê e outras tantas após o parto. Entender estas alterações físicas, mentais e emocionais ajuda a tomar as melhores decisões e a criar um ambiente mais favorável e tranquilo para a família, por exemplo, conhecendo o que é normal e o que é tabu numa gravidez. 

Desta vez, o tema  “Saúde Emocional na Gestação” foi ministrada pela psicóloga Silvana Ramos, que apresentou todo o processo de transição da conjugalidade para a parentalidade. Momento em que ambas as pessoas que compõem o casal ao descobrirem-se “grávidos”, percebem que terão mudanças na estrutura familiar: as tarefas domésticas se multiplicam, as pressões financeiras aumentam e os momentos de intimidade diminuem. A psicóloga deu ênfase às transformações que acontecerão antes, durante e após a gestação nos papéis do homem e da mulher, assim como, a importância da saúde emocional do casal. “Quando ambos sabem sobre estas mudanças normais no período de gestação e no puerpério ou pós-parto fica mais fácil lidar com as situações com diálogo e entendimento.” A psicóloga destacou ainda a importância de buscar informações, de ter uma rede de apoio, seja de familiares ou de profissionais e de entender que tudo passa e pode ser encarado como um novo momento que venha somar ao que as pessoas já são ou têm em suas vidas.

Roda de Puerpério

Nesta quarta-feira, 25 de setembro acontece também de forma gratuita uma Roda de puerpério ou pós-parto, às 16h, com a psicóloga Juliana Di Lorenzo. Na oportunidade as mães poderão tirar suas dúvidas e trazer relatos sobre suas experiências.

Na quinta-feira, 26, acontece uma roda de conversa sobre o trabalho das doulas, que auxiliam no parto, a partir das 18h30, com a especialista Ana Paula Lanza. A entrada também é gratuita.

Outras informações pelo telefone (35) 98811-5401.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.