Quarta é dia de feira orgânica em Poços

Quem passa pelo número 561 da Rua Corrêa Neto na quarta-feira de manhã, no centro de Poços de Caldas, já percebeu que uma garagem dá espaço a uma pequena feira com produtos orgânicos. Lá, é possível encontrar uma grande variedade de itens desde verduras e legumes até produtos importados.

De olho na saúde consumidores têm aderido ao consumo de produtos orgânicos – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

A feira orgânica começou meio tímida há exatamente um ano. De lá pra cá, muitos adeptos à alimentação com produtos orgânicos passaram a frequentar o espaço e outros novos consumidores puderam conhecer os produtos a caminho ou na volta da tradicional feira da Rua XV de Novembro, que também acontece às quartas-feiras.

De acordo com o proprietário, Cristian Brandão, muitas pessoas estão aderindo ao consumo de produtos orgânicos pela qualidade e pelos benefícios à saúde e até mesmo pelo preço, que atualmente está mais em conta se comparado ao período de introdução dos orgânicos no mercado. “Hoje em dia tentamos vender os produtos a um preço mais baixo para que todos tenham acesso a uma alimentação mais saudável, com produtos livres de agrotóxicos ou qualquer outro veneno usado durante a produção”, destaca o comerciante.

Na feira orgânica é possível encontrar verduras a partir de R$ 2,00. Produtos importados, como a maçã espanhola ou a pera trazida da Patagônia Argentina, têm um preço mais elevado, uma vez que, no Brasil, a produção orgânica destas frutas ainda é pequena. O restante dos produtos é cultivado em Poços, Águas da Prata e São João da Boa Vista. Já o abacaxi, por exemplo, vem do Pará e os grãos, como arroz e trigo, do Rio Grande do Sul.

A feira funciona somente uma vez por semana, justamente para que os produtos cheguem fresquinhos ao consumidor. Parte da produção é cultivada na propriedade da família, que adotou um estilo mais saudável para se alimentar e também de vida. Cristian, que já foi fotógrafo, hoje dedica seus dias ao cultivo dos orgânicos.

Toda quarta-feira tem produtos fresquinhos vindos direto da terra sem a presença de agrotóxicos – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

A dona de casa Lídia Zorrilla é uma das frequentadoras da feira orgânica. Vegetariana, sempre optou por uma alimentação mais saudável. Ela mora em Águas da Prata, mas sempre que vem a Poços às quartas-feiras, passa na feira para levar produtos saudáveis para a família. “O produto orgânico é bem melhor, dura muito mais e, como eu já plantei, sei como é cuidar das plantas. E o melhor é que a gente não consome veneno”, disse a dona de casa.

E foi justamente a busca por alimentos sem agrotóxicos que levaram a comerciante Roberta Paz Maronezi à feira orgânica da Corrêa Neto. Roberta compra vários produtos toda semana, principalmente o tomate, que é cultivado sem nenhum tipo de veneno. “Faz tempo que eu consumo produtos orgânicos e descobri a feira através de um amigo. Sinto bastante diferença no sabor em relação aos produtos convencionais, sem falar que os orgânicos fazem muito bem para o organismo”, destacou a comerciante.

Serviço:

Feira Orgânica da Corrêa Neto

Toda quarta-feira

Das 8h às 12h

Rua Corrêa Neto, 561, Centro

Pagamento em dinheiro e cartões de débito e crédito

Mais informações, encomendas e receitas podem ser obtidas na página do Facebook da feira,basta clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *