Quase 2 mil candidatos ao Enem não farão prova em Poços de Caldas
Cerca de 1.995 candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio não poderão fazer a prova neste fim de semana em Poços de Caldas. Os candidatos fariam as provas em 4 das 7 instituições que foram ocupadas por estudantes em protesto contra a PEC 55 ( antiga PEC 241) e a MP 746.

O Ministério da Educação divulgou na terça-feira a lista com as instituições ocupadas terão as aplicações das provas do Enem adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro. Entre elas estão a Escola Municipal Dr. José Vargas de Souza. No Municipal estavam inscritos 940 candidatos. Outras 3 escolas estaduais também estão na lista do MEC. Na David Campista 556 candidatos fariam a prova. No Polivalente 476 e na João Eugênio de Almeida um número bem menor apenas 23 candidatos terão de fazer a prova do Enem somente em dezembro.
Poços de Caldas foi a única cidade no Sul de Minas que teve as provas do Enem adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro em quatro escolas ocupadas.
Em Poços de Caldas a ocupação começou no dia 18 de outubro pela David Campista. Mesmo com a organização do movimento firmar acordo com a Justiça que iria desocupar a escola para as provas do Enem nos dias 5 e 6 de novembro, o MEC decidiu por adiar o exame na instituição.
Os inscritos afetados pelas ocupações serão avisados pelo Inep por meio de SMS, e-mail e divulgação no site. Será possível, ainda, acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800 616161.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação coloca em risco a segurança do Enem. O exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. A alteração desses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística. O local requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco.
A nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados no SISU, Fies e Prouni. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem. O Inep ainda está
Novos locais de prova
O Inep está preparando um plano logístico para garantir a segurança e tranquilidade da aplicação das provas no início de dezembro. Os novos locais de prova serão divulgados oportunamente.

Na última terça-feira, 1, estudantes e professores voltaram às ruas se manifestar pela valorização da educação no país. Após percorrerem as principais ruas do centro, eles se reuniram em frente a prefeitura e de lá foram para a sede da Superintendência Regional de Ensino e ocuparam o local por tempo indeterminado.