Reajuste da conta de luz é aprovado pela ANEEL. Aumento médio foi de 21,08%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) definiu em reunião de Diretoria realizada na manhã desta terça-feira, 20,, o reajuste tarifário da DMED, que passa a vigorar a partir do dia 22 de novembro.

Reajuste passa a valer a partir desta quinta-feira, dia 22.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço de forma assegurar equilíbrio no serviço prestado, garantindo assim, a qualidade e a confiabilidade do atendimento prestado aos consumidores.

Durante a deliberação do reajuste, o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, afirmou que a escassez hídrica dos últimos anos tem impactado muito a gestão da compra de energia das distribuidoras. Com o regime hidrológico adverso, sendo o ano de 2017 o 3º pior numa série histórica de 86 anos, o despacho de térmicas aumentou, o que eleva muito os custos de aquisição de energia e impacta o valor final da tarifa ao consumidor”, explicou o diretor.

Confira a seguir, os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores:

Empresa Classe de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensão
em média
Alta tensão
em média (indústrias)
Efeito Médio para
o consumidor
DMED 20,09% 22,78% 21,08%

Tarifas

O consumidor pode acompanhar mais informações sobre o assunto pelo site da ANEEL (www.aneel.gov.br) e agora, também, através do aplicativo ANEEL Consumidor, que contém detalhes sobre questões como a composição da conta de luz. O aplicativo já está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS.

2 comentários em “Reajuste da conta de luz é aprovado pela ANEEL. Aumento médio foi de 21,08%

  • 21 de novembro de 2018 em 23:45
    Permalink

    Que ridículo!!! Que absurdo esse aumento!!! Num momento crítico para o povo, vem o DME e ANEEL absurdamente aumentar as conta em mais de 20%!!!! No ano foram 15,5%. Todas as semanas não temos paz neste Brasil!!!! Todas as semanas vomitam em nós!!!! Exploram o coitado do brasileiro!!!! Não conseguimos viver uma semana sem que aja um merda contra nós!!!! Credo com esse Brasil!!!!

    Resposta
  • 22 de novembro de 2018 em 16:33
    Permalink

    É TA COMPLICADO, AUMENTO E MAIS AUMENTO.
    ACHO UM ABSURDO ESSE PERCENTUAL DE RAJUSTE.
    NÃO ESTAMOS AGUENTANDO …

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.