Realizei um sonho! Me sinto realizada por estar aqui
Estas foram algumas das palavras expressadas por Tatiele Roberta de Carvalho, única brasileira a competir os 10 mil metros durante a prova de atletismo realizada na manhã desta sexta-feira na pista do Engenhão no Rio de Janeiro.
Foi a única prova disputada pela atleta poços-caldense na primeira Olimpíada da carreira que a partir de hoje passa a ter o nome mais evidenciado no mundo dos esportes.
De origem humilde, a pequena Tatiele ficou na 31ª posição com o tempo de 32 minutos 38 segundos e 30 centésimos, tempo um pouco acima dos 32 minutos 09 segundos e 14 centésimos quando conquistou o índice para brigar por uma medalha nas Olimpíadas Rio 2016. Foram pouco mais de 2 minutos de diferença da vencedora da prova a etíope Ayana Almaz que bateu o recorde mundial dos 10 mil metros, cruzando a linha de chegada com o tempo 29 minutos 17 segundos e 45 centésimos, 14 segundos abaixo do recorde anterior.
Nos 5 mil metros a etíope já dava a primeira volta sobre Tatiele. Foi uma prova emocionante, desgastante e com um ritmo muito puxado, exigindo muito de todas as participantes.
Em entrevista ao vivo pela Sportv logo após a prova, Tatiele agradeceu a Deus por ser finalista olímpica e de estar no Engenhão competindo ao lado das melhores atletas de elite do mundo. Ainda emocionada e cansada, Tatiele agradeceu também a todos que lhe apoiaram para que ela pudesse chegar onde chegou. Lembrou-se dos familiares e amigos de Poços de Caldas e o marido que é o treinador dela. “Eu estou muito feliz por ter realizado um grande sonho, estou feliz por ser uma finalista olímpica. Só tenho que agradecer a Deus, a minha família e amigos que estão me assistindo em Poços de Caldas. Agora é treinar mais e me dedicar para as Olimpíadas de 2020 em Tóquio no Japão,” comemorou Tatiele.