Recarga de gás gratuito começa em 10 capitais nesta segunda-feira

Teve início nesta segunda-feira, 24, a recarga gratuita de gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa Gás do Povo prevê que cerca de um milhão de famílias devem ser beneficiadas na primeira etapa.
Essa etapa de distribuição do benefício marca a transição do formato anterior, baseado em pagamento em dinheiro, para um sistema que assegura a entrega direta do gás de cozinha (GLP 13 kg). A retirada da recarga gratuita passa a ser feita diretamente nas revendas credenciadas.
As capitais que serão inicialmente contempladas são Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).
Para receber o benefício é necessário estar inscrito no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário-mínimo e estar com o cadastro atualizado há pelo menos 24 meses. Terão prioridade aquelas que já recebem o Bolsa Família.(Fonte Agência Brasil)
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o beneficiário poderá comprovar o direito ao vale pelo cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou CPF com código de validação enviado ao celular. Segundo o governo federal, o modelo vai ampliar a rastreabilidade, a segurança e a eficiência na entrega do benefício.
Os beneficiados poderão retirar o benefício diretamente na revenda credenciada de gás no município por meio do aplicativo Vale Digital, do cartão específico do programa ou do cartão do Bolsa Família, conforme o caso.
O repasse será feito de acordo com o número de integrantes do grupo familiar, variando entre quatro e seis botijões de gás (GLP) de 13 kg por ano. O programa começa a valer neste mês de novembro e estará 100% implementado até março de 2026.
O público-alvo são famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo, com prioridade para aquelas que recebem o Bolsa Família. O Gás do Povo é uma das principais ações do MME voltadas à inclusão social e à segurança energética, reforçando o compromisso do Governo Federal com a redução das desigualdades e com o fortalecimento das políticas públicas de energia que chegam a todos os brasileiros.
Programa Gás do Povo beneficiará 100 mil famílias no Sul e Sudoeste de Minas
De acordo com o MME, cerca de 100 mil famílias do Sul e Sudoeste de Minas Gerais serão beneficiadas pelo programa.
Em Poços de Caldas 7.363 famílias com o CadÚnico atualizado e renda de até 1/2 salário vão receber o benefício.
De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Socia, Marcela Carvalho, a concessão do benefício vai ser analisada mensalmente, considerando o orçamento do Governo Federal. As famílias do Programa Bolsa Família terão prioridade para receber o Gás do Povo.
No dia 1º deste mês, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira esteve em Alfenas-MG para apresentar o Programa Gás do Povo. No município serão 4.206 famílias contempladas, totalizando cerca de 20 mil pessoas.
Em Minas Gerais, serão 1,2 milhão de famílias contempladas, com até 7 mil revendas credenciadas para garantir o atendimento em todos os municípios. No Sul e Sudoeste serão aproximadamente 1.000 postos credenciados.
O Gás do Povo substitui e triplica o número de beneficiados do atual Auxílio Gás. O ministro Alexandre Silveira explicou que, em vez do benefício em dinheiro, com o novo programa cada família vai retirar diretamente o botijão de gás nas revendedoras credenciadas pelo Governo Federal. A mudança aumenta a eficiência, a transparência e o controle da política pública.
“O Programa Gás do Povo chega para enfrentar a pobreza energética, trazendo alívio financeiro às famílias que mais precisam e protegendo a saúde, especialmente de mulheres e crianças que ainda dependem da lenha, do álcool ou de outros combustíveis perigosos. Este é um dos programas sociais mais abrangentes do nosso governo, porque chega direto às pessoas. Com ele, o gás de cozinha passa a ser tratado como necessidade básica, essencial para garantir alimentação segura, dignidade e qualidade de vida. Como mineiro, sinto grande satisfação em levar essa iniciativa para Alfenas, beneficiando milhares de famílias”, afirmou o ministro.






