DiversosNotíciasPolíciaUtilidade pública

Receita Federal alerta sobre e-mails falsos sobre Restituição de IRPF e irregularidades no CPF

A Receita Federal informa que, nos últimos dias, contribuintes relataram ter recebido um e-mail utilizando, de forma ilegal, o nome da Receita Federal. A mensagem alega que, com base em análise da entrega da Declaração do Imposto de Renda da pessoa, foram encontrados problemas relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A mensagem afirma ainda que os problemas devem ser regularizados com urgência, sob pena de suspensão do CPF e aplicação de multa.

A Receita Federal não autoriza outra instituição a enviar e-mails em nome dela – foto arquivo Poçoscom.com

Foi detectada ainda, pelo atendimento da Receita Federal, uma outra forma de fraude que informa ‘saldo residual do último IRPF’. A Receita Federal não encaminha e-mail ou mensagens, de qualquer tipo, que contenham dados do contribuinte, solicitem informações pessoais ou informem trâmites de imposto de renda e processo em andamento.

A única mensagem que o contribuinte poderá receber, em seu e-mail ou celular, é um alerta sobre a existência de mensagens importantes no e-CAC. Nesse caso, o contribuinte deve acessar o e-CAC com sua senha para visualizar a mensagem.

Caso o e-mail recebido contenha valores e links para acesso, o contribuinte deve desconfiar de fraude. Para evitar transtornos, recomendamos que o contribuinte não clique em qualquer link em e-mail recebido em nome da Receita Federal, mesmo que pareça legítimo. Abra o Portal e-CAC direto no site da Receita Federal e acesse com seu login e senha.

A Receita Federal preza pela segurança e sigilo das informações de todos os contribuintes, para isso, a comunicação via internet sempre será mediada pelo Portal e-CAC ou Gov.br.

A Receita Federal ressalta ainda que não autoriza outra instituição a enviar e-mails em nome dela. O órgão esclarece também que mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus ou qualquer outro software malicioso, podendo causar danos ao computador da pessoa. Além disso, a exposição de dados pessoais do cidadão pode facilitar os mais diversos tipos de fraudes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.