Receita Federal doa mais 30 mil litros de bebida alcoólica são doados para produção de álcool em gel
Dando continuidade ao projeto social de prevenção e combate à transmissão do novo coronavírus (Covid-19), a Delegacia da Receita Federal de Poços de Caldas recebeu nesta sexta-feira, 10, quatro contêineres com aproximadamente 30 mil litros de bebidas alcoólicas e 1.400 frascos de perfumes.
A carga veio do Rio de Janeiro, trazida pela Marinha do Brasil, e é resultado de diversas operações da Receita Federal naquele estado.
Os produtos serão transformados em álcool em gel pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e posteriormente doado para entidades beneficentes e instituições em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
A carga está avaliada em mais de um milhão de reais e chega ao Sul de Minas a partir da iniciativa da Delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas “Nós entramos em contato com várias unidades da Receita Federal, de vários pontos do país, para localizar materiais apreendidos que possam ser transformados em álcool em gel.
O interesse em fazer a prevenção do novo coronavírus e ajudar a comunidade de forma geral é de toda Receita Federal e, por causa do viés social do projeto, contamos com o apoio no transporte feito pela Marinha do Brasil.” Explica o Delegado da Receita Federal em Poços de Caldas, auditor fiscal Michel Lopes Teodoro.
Sobre o projeto
Desde o início do projeto de prevenção ao novo coronavírus, no mês passado, a Receita Federal já doou 60 mil litros de materiais apreendidos ao IF Sul de Minas. Os primeiros lotes, que resultaram na produção de 6 mil litros de álcool em gel, já começaram a ser entregues a diversas instituições e entidades beneficentes da região. As apreensões foram realizadas em operações contra o contrabando e o descaminho realizadas no Sul de Minas. Com o material, 6 mil litros de álcool em gel foram produzidos na indústria do Instituto Federal em Inconfidentes e em Pouso Alegre.
Em relação às destinações das bebidas apreendidas, a primeira entrega foi de 21 mil litros provenientes de apreensões no sul de MG. Na última semana, foram mais 9 mil litros apreendidos no Aeroporto de Viracopos. Agora, serão mais 30 mil litros de bebidas apreendidas no Rio de Janeiro, além dos 1.400 frascos de perfume.