Rede de Mulheres da Alcoa amplia seu trabalho na comunidade

Criada há 14 anos no Brasil, a Rede de Mulheres da Alcoa (AWN – Alcoa Women Network) está estendendo sua atuação junto à comunidade de Poços de Caldas.

Desde o início do ano, representantes da AWN da Unidade local participaram de diversas ações, levando conhecimento às mulheres da comunidade. “Nossa primeira ação foi direcionada às meninas do projeto Maria Cinderela, desenvolvido pela Associação de Promoção Humana e Social (Aphas)”, conta Bethania Carvalho, uma das líderes da AWN da Alcoa em Poços de Caldas. “Realizamos uma  palestra sobre a importância do inglês na vida profissional, que foi muito bem recebida e nos incentivou a promover outros eventos, como bate-papo com profissionais da Empresa e sobre Relacionamentos Abusivos, com a participação de psicóloga e facilitadora social”.

Palestra para as meninas do projeto Maria Cinderela: uma das ações da AWN na comunidade

Em março, em celebração do Mês da Mulher, 20 jovens também visitaram a empresa, pelo Programa Alcoa de Portas Abertas.

A partir destas ações, foram surgindo várias oportunidade de atuação na comunidade. A convite do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e da Secretaria Municipal de Educação, representantes da AWN participaram do Programa Poços Promove Mulheres, realizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, e da Semana de Orientação Profissional para o Primeiro Emprego.

No primeiro, elas falaram sobre  desenvolvimento e capacitação para ingressar/retornar ao mercado de trabalho, além de darem dicas sobre como desenvolver melhor o currículo e dicas de cursos técnicos para concorrer em grande parte dos processos seletivos da Alcoa; no segundo, falaram sobre a inserção no mercado de trabalho, a importância da continuidade dos estudos após o Ensino Médio e cuidados no uso a Internet na busca pelo primeiro emprego. Também divulgaram cursos técnicos para o mercado de trabalho.

Em outubro, representantes da rede também participaram de uma Blitz Rosa, na esquina das ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas, em prol da Associação Lenços ao Vento (ALV). Além da conscientização da população com relação à prevenção e tratamento do câncer de mama e divulgação da instituição, a atividade garantirá à ALV a doação de R$ 10 mil, recursos da Alcoa Poços de Caldas.

Outra atividade, já tradicional na cidade, é a Ação Comunitária Menina-Mulher, que realizou sua 11ª edição, beneficiando anualmente 50 estudantes de escolas públicas, levando conhecimento, reflexão e histórias de mulheres de destaque, com foco no mundo do trabalho.

“Percebemos que por mais que a igualdade de gênero seja um assunto amplamente discutido, ainda temos um longo caminho pela frente”, observa Bethania. “A informação de qualidade não chega para a maior parte da população que, muitas vezes, conforma-se com menos que o mínimo. Levar palavras de esperança e engajamento para essas mulheres, nos aproxima e as incentiva para estudarem e se preparem para ocupar seu espaço nas empresas, como a Alcoa”.

Investimento na inclusão e diversidade

A AWN foi criada em 2005 na Alcoa Global e logo estendeu-se para todas as localidades na Companhia no mundo. Ela tem como objetivo fornecer inspiração, conscientização e conexões a fim de promover uma cultura de inclusão de mulheres e melhorar a diversidade de gênero.

A AWN, ao lado da Rede Eagle, para integração e suporte ao público LGBT+, faz parte das ações para tornar o ambiente de trabalho na Companhia cada vez mais diverso e inclusivo, sendo um dos destaques na avaliação da Alcoa na sua escolha como a Melhor Empresa para Trabalhar no setor de Siderurgia, pelo terceiro ano consecutivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.