Educação

Rede municipal de ensino de Poços de Caldas vai aderir ao currículo de Minas

O coordenador do Centro de Referência do Professor, Cleiton Donizete Corrêa Tereza, participou, na última terça-feira (11), do Encontro Estadual do Currículo Referência de Minas Gerais, no Hotel Dayrell, em Belo Horizonte. A solenidade marcou a entrega do documento final discutido ao longo de 2018 pela Secretaria de Estado de Educação ao Conselho Estadual de Educação e à União dos Conselhos Estaduais de Educação.

Solenidade de entrega do novo currículo de Minas foi realizada na última semana – foto Franciele Xavier (SEE/MG)

A rede municipal de ensino de Poços de Caldas fará a adesão ao currículo de Minas, construído a partir das reformulações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em setembro, o município realizou a conferência municipal que compilou as sugestões dos professores locais ao documento-base para aplicação da BNCC no estado. Também foram realizadas conferências regionais e a conferência estadual para a conclusão do documento.

Na rede municipal, os profissionais também realizaram estudos sobre o documento de referência, utilizando o momento dos estudos coletivos nas unidades. “Realizamos a conferência municipal em setembro, com representação de todos os setores e níveis da educação municipal e o documento apresentado em Belo Horizonte na última semana realmente considerou todo o movimento feito nos municípios”, ressalta o coordenador do Centro de Referência do Professor, Cleiton Corrêa.

A BNCC é um documento nacional que prevê um percentual de 40% que deve ser preenchido pelas especificidades territoriais. Dos 853 municípios mineiros, 840 aderiram ao currículo proposto pela Secretaria de Estado de Educação. “Nossos alunos transitam entre as redes municipal e estadual e este alinhamento é importante para a continuidade e qualidade do trabalho educacional”, explica Corrêa.
Agora, o município aguarda o compartilhamento do documento para encaminhar o currículo ao Conselho Municipal de Educação para a avaliação e apontamentos. A adesão da rede municipal ao currículo de Minas deve ser oficializada em fevereiro de 2019.

Juntamente ao currículo de Minas, a Secretaria Municipal de Educação enviará ao Conselho Municipal um documento orientador para a rede municipal, que dialoga com as realidades locais, a partir das percepções que já vêm sendo debatidas especialmente no segundo semestre de 2018. A SME desenvolve ciclos de formação com os profissionais da educação sobre a construção dos currículos das unidades escolares, a partir de eixos norteadores apontados como prioritários.

A entrega do Currículo Referência de Minas Gerais foi feita pelo secretário de Educação em exercício, Wieland Silberchneider, e pela presidente da Undime-MG, Andrea Pereira da Silva, ao presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG), Hélvio de Avelar Teixeira. A superintendente regional de ensino de Poços de Caldas, Rosimar Prado, também participou da solenidade, acompanhada de Eliana Lino e Maria Aparecida da Costa Andrade, da equipe da SRE.

O ato de entrega representa um marco histórico para a educação em Minas Gerais, já que significa a finalização de um documento pensado, elaborado e redigido por milhares de pessoas, no primeiro regime de colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação em Minas Gerais (Undime-MG) e que contou, também, com a participação de dezenas de outras entidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.