NotíciasSaúdeUtilidade pública

 Salas de vacina ficam abertas até às oito da noite nesta quinta-feira

Com a finalidade de atingir a meta de vacinação contra a gripe, as salas de vacina de Poços de Caldas vão ficar abertas até às 20h nesta quinta-feira, 25, penúltimo dia da campanha de vacinação. Com o horário estendido, quem faz parte do público alvo determinado pelo Ministério da Saúde vai poder se imunizar.

A meta é vacinar 90% da população considerada público alvo

“Vai ser uma oportunidade a mais para as pessoas que trabalham e que não podem ir até as salas de vacinação, no horário normal de funcionamento, que é até às 16h30. Muitas mães também reclamam que neste horário ainda estão buscando as crianças na creche ou na escola, então esse horário estendido foi pensado para atender a estas pessoas”, explica Juliana Loro Ferreira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. 

Assim como em todo o Brasil, em Poços a meta de vacinar 90% do grupo prioritário ainda não foi atingida. De acordo com o último levantamento, realizado no dia 13 de maio, dos grupos que podem receber a vacina pelo SUS, no município os trabalhadores da saúde têm a maior cobertura vacinal, 69,46%, seguidos dos idosos com 64,61% e das gestantes com 48,35%. Entre as puérperas, mulheres que tiveram bebê recentemente, a cobertura é de 46,59% e, entre as crianças com menos de 5 anos, a cobertura está em 33,20%.

Também fazem parte do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde: indígenas (sem população em Poços), população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional e pacientes com morbidades, doenças crônicas ou que possam comprometer a imunidade. Para este último caso, é necessário apresentar prescrição médica de vacinação. A novidade deste ano é a inclusão dos professores das redes pública e privada de ensino no grupo prioritário. “Precisamos atingir a meta para evitar que o vírus circule. A imunização deste grupo significa proteção também para quem não está vacinado. E se não houver uma boa cobertura este ano, podemos ter problemas no ano que vem”, alertou Gisele Scatola, responsável técnica de imunização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.