NotíciasPolíticaSaúdeUtilidade pública

Salas de vacina voltam a abir no fim de semana para imunização contra febre amarela

Como ação preventiva adotada pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas contra a febre amarela, as salas de vacina da cidade voltam a abrir neste fim de semana. Para intensificar a imunização as unidades vão funcionar das 8h da manhã às 12h neste sábado e domingo. A medida é para garantir que todos sejam vacinados, uma vez que no final de semana passado a demanda foi muito grande, chegando a vacinar em apenas dois dias aproximadamente 15 mil pessoas.

Salas de vacina vão funcionar das 08h às 12h
Salas de vacina vão funcionar das 08h às 12h

Para este final de semana, estarão disponíveis mais 20 mil doses que começaram a ser distribuídas nas unidades já nesta quinta-feira(16). Até a última segunda-feira, mais de 31 mil pessoas já haviam sido imunizadas na cidade.


A vacina é contra indicada para crianças menores de seis meses; gestantes; nutrizes e lactantes até seis meses após o parto; pacientes em uso de drogas imunossupressoras; pacientes com neoplasia, transplantados; indivíduos com histórico de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina e outras; imunodeprimidos e com imunossupressão; doença auto imune.


O esquema de vacinação atual, prevê que crianças devem ser imunizadas com uma dose aos seis meses de idade; outra dose aos nove meses de idade e um reforço aos 4 anos de idade. Com isso, a criança está imune aos vírus. Para pessoas a partir dos cinco anos até 59 anos de idade, uma dose e um reforço após dez anos. Pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas, ou sem Comprovante de vacinação, devem passar por avaliação médica criteriosa, antes de tomar a vacina.

A medida vem sendo tomada após a confirmação da morte de um macaco por febre amarela no município no dia 25 de janeiro. A Secretaria Municipal de saúde ainda investiga um caso suspeito de um homem de 28 anos que está internado na Santa Casa desde o último sábado com os sintomas da doença.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.