NotíciasSaúdeUtilidade pública

Santa Casa recebe credenciamento para tratamento de vítimas de queimadura de 2º grau

A Secretaria de Estado de Saúde autorizou o credenciamento de leitos clínicos e UTI na Santa Casa de Poços de Caldas para vítimas de queimaduras de segundo grau. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a expectativa é de que as unidades comecem a funcionar em 2023.

Santa Casa foi credenciada para oferecer tratamento a pacientes vítimas de queimadura de 2º grau – foto arquivo Poçoscom.com

De acordo com a secretária de Saúde, Rosilene Faria, o  credenciamento foi confirmado após uma viagem da titular da passa a Belo Horizonte. “A secretaria de Saúde já estava em contato com a Secretaria de Estado de Saúde para o credenciamento dos leitos desde  o início do ano, quando duas pessoas foram vítimas de queimadura e precisaram de tratamento aqui na cidade. Os trâmites foram feitos e agora está aprovada a habilitação dos leitos. Sem dúvida será um grande ganho para Poços e região.”

Ainda segundo a secretária, essa era uma reivindicação antiga, ofertar esse atendimento à população é de grande valia, visto que na maioria das vezes esses casos precisavam ser transferidos para o Hospital João XXIII.

Casos Emily e Mayara

A importância do atendimento especializado em Poços de Caldas veio à tona em julho deste ano quando duas jovens foram vítimas de queimaduras e ficaram internadas na Santa Casa aguardando por uma vaga no Hospital João XXIII.

O caso mais grave, que mobilizou a população e autoridades foi o da vendedora Emily Gregório Esteves, de 20 anos que teve 65% do corpo queimados. Ela se acidentou no momento em que manuseava álcool para esquentar o almoço em uma lavoura de café em Botelhos.

A Jovem foi transferida para Belo Horizonte depois de 9 dias de espera na fila, mesmo com uma ordem judicial e multa para que a internação fosse imediata. Emily ficou internada por 29 dias até receber alta e continuar com a recuperação em casa com a família. 

Já a paciente Mayra Alves da Silva Rajos, de 27 anos que queimaduras em parte do tórax e na cabeça, após uma discussão com o namorado, recebeu alta antes mesmo de ser transferida para a capital mineira.

O superintendente da Santa Casa, Marcos Carvalho Dias falou sobre a importância do Hospital abrigar esse serviço. “Infelizmente este ano duas pessoas sofreram queimaduras e precisaram aguardar a transferência para o Hospital de João XXIII. Agora, com esse atendimento aqui na cidade, toda população será muito beneficiada, pois esses atendimentos aos pacientes que sofreram queimaduras tipo 02 poderá ser realizado aqui. Já os casos mais graves receberão os primeiros cuidados aqui e serão transferidos. A Santa Casa está totalmente adaptada pra assumir esse serviço, conclui o superintendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.