Saúde distribui mais máscaras de tecido à população
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde fizeram uma nova distribuição de máscaras de tecido para a população de Poços esta semana.
A entrega foi realizada na tarde de quarta-feira, 10, na tarde desta quarta, 10, pela esquina das Ruas Assis com Prefeito Chagas no Terminal de Linhas Urbanas.
A distribuição do equipamento de proteção de uso obrigatório em Poços, tem o objetivo de conscientizar e de lembrar a população para a importância deste cuidado.
Ao todo, 150 mil máscaras de tecido, laváveis e reutilizáveis, foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio de edital de chamamento público, para este trabalho. Além destes dois pontos, onde foi feita a distribuição nesta quarta, feiras livres, unidades básicas de saúde e unidades de atendimento ao público, da secretaria de Promoção Social, também estão tendo a entrega de máscaras, ação que começou há mais de um mês. “Este é um apelo que eu faço insistentemente, para que todas as pessoas não relaxem no uso da máscara, não relaxem nas medidas de distanciamento social, não relaxem nos cuidados que evitam a aglomeração. A participação de todos é essencial e fundamental para vencermos a pandemia”, alertou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.
Desde a sexta-feira, 1º de maio, Poços de Caldas passou a adotar o Distanciamento Social Seletivo (DSS). Entre as ações de combate à Covid-19 nessa nova fase está o uso obrigatório de máscara por todos os cidadãos ao sair às ruas. A iniciativa foi estabelecida pelo Decreto n° 13.312, que dispõe sobre a flexibilização das medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Atenção ao Uso Correto
A máscara é de uso pessoal e não deve ser compartilhada. Após duas ou três horas, essa máscara precisa ser substituída para que a proteção seja eficaz, então, se a pessoa vai ficar um período maior na rua, ela precisa ter mais de uma máscara. A principal indicação das máscaras de tecido é para pessoas que não têm sintomas gripais, ou seja, pessoas que não têm tosse nem coriza, para que elas se protejam de contaminação. A higienização deve ser feita em molho com água sanitária antes da lavagem com água e sabão. Além do uso da máscara, também é necessário evitar aglomerações, manter uma distância mínima de dois metros das outras pessoas e fazer a higienização das mãos com água e sabão e ou álcool 70%