Saúde nega que aplicou doses de vacina vencidas contra Covid-19 em Poços
A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas emitiu na tarde desta sexta-feira, 2, uma nota a respeito de uma matéria publicada pela Folha de São Paulo, sobre a aplicação de pelo menos 26 mil doses vencidas da Astrazeneca em 1.532 municípios brasileiros, entre eles Poços de Caldas.
Segundo a matéria da Folha, publicada nesta sexta-feira, os imunizantes com prazo de validade vencido foram utilizados até o dia 19 de junho. Dos 1.532 municípios brasileiros, 253 estão em Minas Gerais, entre eles a capital mineira Belo Horizonte que teria aplicado 167 doses e também Poços de Caldas com 38 doses, Botelhos com 52 doses e Campestre com apenas 3 doses vencidas da Astrazeneca.
Segundo a Folha as doses vencidas seriam de 8 lotes, que tiveram a data de validade expirada entre 29 de março e 4 de junho.
Em nota a Secretaria Municipal de Poços de Caldas informou que não foi aplicada no município nenhuma dose da vacina Astrazeneca, contra COVID-19, fora do prazo de validade.
Doses de três lotes de vacinas Astrazeneca, que foram recebidas no município, continham curto prazo de validade, mas todas as vacinas deste lote foram aplicadas em tempo hábil, antes do vencimento. Não houve nenhuma perda de vacina ou risco às pessoas que foram vacinadas, já que as doses foram administradas dentro do prazo de validade.
A Regional de Saúde de Pouso Alegre informou que está aguardando por um posicionamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para falar sobre o assunto.