Saúde registra caso suspeito de Varíola de Macacos em Poços de Caldas
A Secretaria Municipal de Saúde emitiu um comunicado nesta terça-feira, 26, informando o registro de um caso suspeito de Varíola de Macacos.
De acordo com a Saúde, na última sexta-feira, 22, um paciente, com histórico de viagem, entrou em contato com o sistema de Saúde com sintomas característicos da Monkeypox, popularmente conhecida por Varíola de Macacos.
O setor da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde foi informado e coletou a amostra que foi enviada para Fundação Ezequiel Dias – FUNED, em Belo Horizonte e aguarda o resultado.
O paciente, um adulto jovem apresenta com bom estado geral de saúde e está recebendo assistência médica e segue em isolamento domiciliar, com medicação sintomática.
A Vigilância Epidemiológica junto a Atenção Básica seguem acompanhando o caso de acordo com os protocolos vigentes pelo Ministério da Saúde.
Até o momento são 32 casos confirmados em Minas Gerais, a maioria na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mariana, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Cataguases e Juiz de Fora.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, todos os casos confirmados até o momento são do sexo masculino e com idades entre 22 e 48 anos.
Na região também foi registrado um caso suspeito em Lavras e outros três em Varginha e Três Corações foram descartados.