Secretário de Saúde de Poços está em isolamento domiciliar
O secretário de Saúde de Poços de Caldas, Carlos Mosconi, emitiu um comunicado na manhã desta quarta-feira, 19, informando que ele e a esposa estão em isolamento domiciliar depois que duas pessoas próximas à família testaram positivo para Coronavírus.
O secretário e a esposa fizeram o teste e deu negativo. Porém por recomendação médica o casal vai ficar em casa pelos próximos dias, como medida preventiva.
Venho comunicar a todos que duas pessoas do nosso convívio familiar testaram positivo para a Covid-19. Elas estão em isolamento domiciliar e passam bem. Eu e minha esposa Maria Lúcia também estamos bem.
“Testamos negativo esta semana e por recomendação médica, seguimos em isolamento domiciliar pelos próximos dias, como medida preventiva especialmente para as pessoas que convivem conosco, fora do ambiente doméstico. A Covid-19 ainda guarda muitos mistérios para a ciência, por isso é fundamental continuar fazendo o que já sabemos que pode prevenir a propagação deste vírus: não deixe de usar a máscara, mantenha suas mãos constantemente higienizadas, evite aglomerações e se puder, por favor, permaneça na sua casa!”, enfatizou o secretário.
Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, nesta terça, 18 de agosto, Poços tem 599 casos positivos.
Destes, 388 pacientes são considerados recuperados, 182 seguem em isolamento domiciliar, seis estão em Unidade de Terapia Intensiva e cinco em ala ou leitos clínicos. Em relação a última atualização, realizada na segunda, 17, 15 novos casos foram incluídos no Boletim desta terça, 18. Até o momento são 18 óbitos confirmados no município, em função da Covid-19.
O Boletim tem um óbito em investigação: a mulher de 81 anos, possuía comorbidade e estava internada em UTI de hospital da Rede SUS. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado dos exames, para confirmação do diagnóstico. O Informe registra oito óbitos de não residentes.
Dentre os 599 casos positivos no município, 52% se referem a pacientes do sexo feminino. A faixa etária de maior incidência é dos 30 aos 39 anos, que corresponde a 23,8% dos casos. A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta terça, está em 22,81%. De 57 leitos, são 13 leitos ocupados, sendo seis por pacientes confirmados e sete, por pacientes que aguardam resultado de exame para confirmação do diagnóstico.
A rede hospitalar de Poços também recebe pacientes de outras localidades. Nesta terça, são quatro internações: dois pacientes de Andradas, um de Caldas e um de Machado. Segundo a Secretaria de Saúde estes casos não são computados nas estatísticas locais referentes aos números de casos positivos, mas já estão incluídos na taxa de ocupação de leitos de UTI, divulgada diariamente no Boletim Epidemiológico. No total de 57 leitos de UTI disponíveis, constam os 10 leitos do Hospital de Campanha.
O Boletim também informa que já foram realizados no município, somando as redes pública e privada, 9.423 testes e exames.