Semana da amamentação terá eventos em formato de lives com profissionais da saúde

Apesar da pandemia a Semana da Amamentação em Poços de Caldas acontecerá com atividades ao público. Todos os encontros serão on line pelo Instagram @espacoprimeiroslacos com a participação de profissionais da saúde a partir do dia primeiro de agosto.

Rodas de conversa online têm levado informações aos pais

“Este é um momento em que as famílias em geral precisam ainda mais de apoio com orientações corretas sobre o período de amamentação. É muito importante que, no meio de uma pandemia como a do coronavírus possamos estimular os cuidados com a saúde de mães e bebês e não deixemos de lado o acompanhamento médico”, comentou uma das organizadoras do evento Dorise Simão, do Espaço Primeiros Laços.

Os atendimentos nos consultórios voltaram a acontecer com redução no número de pacientes na sala de espera, obedecendo os protocolos de segurança e prevenção da Covid-19, com distanciamento, uso de álcool em gel e máscara. As rodas de conversa de rotina com orientações às mães  também tem sido on line.

Dorise Simão é enfermeira e consultora em amamentação e recebeu recentemente o título de “Consultora Internacional de Amamentação” pelo IBLCE – International Board of Lactation Consultant Examiners (Conselho Internacional de Avaliação de Consultores em Lactação), órgão internacional independente de certificação.

O IBLCE é um órgão com atuação em mais de 105 países e confere certificação de consultor internacional em amamentação para os profissionais que cumprem todos os seus pré-requisitos (horas que comprovem o atendimento às famílias, horas comprovadas em curso de aprimoramento em aleitamento materno e prova). Os profissionais que possuem esta certificação possuem o mais alto grau de qualificação no auxílio às famílias nas práticas com aleitamento materno.

No ano passado as atividades da Semana em Poços de Caldas aconteceram pessoalmente com rodas de conversa, palestras e exposição de fotos. Este ano os encontros serão estendidos até o dia 14 de agosto e ocorrerão sempre às 20h, oportunidade para também tirar dúvidas diretamente com cada profissional de diferentes áreas como fisioterapia, psicologia, imunologia e pediatria.

A Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês) definiu o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020: “#WBW2020 Support breastfeeding for a healthier planet”. Em tradução livre não oficial, “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”.

Os objetivos do #WBW2020 são formados por quatro pilares: informar pessoas sobre os vínculos entre amamentação e meio ambiente/mudança climática; ancorar a amamentação como uma decisão climática inteligente; se empenhar com indivíduos e organizações para maior impacto; e galvanizar ação para melhorar a saúde do planeta e das pessoas através da amamentação.

O tema escolhido está relacionado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são construídos sobre o “inalcançável” e superado Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e irá orientar programas de desenvolvimento para os próximos anos – Agenda 2030. Há 17 metas que se aplicam a todos os países da mesma forma, abrangendo questões amplas como as alterações climáticas e a redução da pobreza.

A Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA) é uma rede global de indivíduos e organizações dedicadas à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo. Outras informações pelo telefone do Espaço Primeiros Laços (35) 3715-5401.

PROGRAMAÇÃO:

DATAPalestranteTEMAHorário
01/08Manoela Borba  (Pediatra e intensivista pediátrica)  A importância da promoção do aleitamento materno na sala de parto.  20h
02/08Dorise Simão (Enfermeira obstétrica e consultora internacional de amamentação IBLCE)Descomplicando a amamentação  20h
03/08Daniela Guimarães (Pediatra)O papel do pediatra na amamentação  20h
04/08Priscila Nascimento (Enfermeira obstétrica)Impacto do parto na amamentação20h
05/08Ana Elisa stano Casalinho (Nutricionista)O aleitamento materno e a introdução alimentar por um planeta mais saudável  20h
06/08Silvana Ramos (Psicóloga)A família como rede de apoio  20h
07/08Cinthia souza (Médica Ginecologista e Obstetra)  Obstáculos do aleitamento materno nos dias atuais  20h
08/08Dorise Simão (Enfermeira obstétrica e consultora internacional de amamentação IBLCE)  Desafios da volta ao trabalho  20h
09/08Elimar Ribeiro (Psicóloga)  Neurociência por trás da amamentação  20h
10/08Caroline Danza (Alergista e Imunologista Infantil)  Desafios da amamentação: Amamentação e APLV  20h
 11/08Larissa Carvalho (Fisioterapeuta)  Quando a amamentação não saiu como o planejado  20h
12/08Marília Braz  (Nutricionista)  Amamentação prolongada: Importância e desafios  20h
13/08Ana Paula Lanza (Consultora de sono infantil)Sono e Amamentação  20h
14/08Amandae Patreze (Médica Ginecologista e Obstetra)Amamentação e Sexualidade  20h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.