DiversosNotíciasSaúde

Seminário marca Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Teve início nesta quinta-feira (1º), no Espaço Cultural da Urca, o V Seminário da Pessoa com Deficiência, com o tema “Vida Adulta: cidadania e longevidade assistida”. A programação segue nesta sexta-feira (2), também com transmissão pelo Canal PCD no YouTube. O evento marca o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 03 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992.

Seminário segue nesta sexta-feira, 2, na Urca

O primeiro seminário foi realizado em 2018. Organizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com as instituições que compõem a Rede da Pessoa com Deficiência, o evento dá sequência ao debate e avaliação das políticas públicas para esse público. “É um momento de avaliar se realmente as nossas ações atendem o cidadão. Estamos muito felizes porque temos muitas pessoas com deficiência e representantes de instituições que atendem esse público participando do seminário e este é o momento de escutá-las e trazer novas proposições para a execução da política pública daqui em diante”, destacou o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida.

O evento integra o trabalho desenvolvido pela Promoção Social, que visa conscientizar a comunidade sobre as parcelas da sociedade que precisam de atenção especial, através da criação de redes interdisciplinares. A REDIPEDE integra os serviços que atendem pessoas com deficiência em Poços de Caldas. Com coordenação da Secretaria Municipal de Promoção Social, a rede tem como objetivo articular os setores do poder público e da sociedade civil no sentido de promover políticas públicas, desenvolver ações e pensar atividades e serviços para esse público.

O tema deste ano é “Vida Adulta: cidadania e longevidade assistida”. “Estamos falando da pessoa com deficiência na vida adulta e vamos falar sobre isso de maneira clara, acessível, tentando mostrar para todo mundo que a pessoa com deficiência existe, que ela pode ter uma vida normal e que a deficiência não caracteriza a pessoa, que ela continua sendo um ser humano que precisa de oportunidade e igualdade”, ressaltou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conpede), André Marinho.

O vice-prefeito Júlio César de Freitas participou da abertura do evento, na manhã desta quinta-feira e destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelas instituições parceiras e a importância do seminário no debate das políticas públicas voltadas a pessoas com deficiência.

A programação segue nesta sexta-feira (2), das 8h às 12h, no Salão Norte da Urca, também com transmissão pelo Canal Rede PCD no YouTube (https://www.youtube.com/@redepcd3012).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.