Serviços Públicos realiza poda e remoção de árvores na João Pinheiro
A Avenida João Pinheiro, no sentido centro bairro vem passando por um trabalho de manutenção e limpeza da vegetação ao longo da via. A ação consiste na poda e remoção de vegetação junto aos canteiros das pilastras do monotrilho e árvores que apresentam risco de queda.
Além da limpeza, o trabalho visa também a segurança de pedestres que passam pelo local, principalmente a noite, uma vez que pessoas em situação de rua utilizavam alguns arbustos para montar acampamento.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Antônio Donizette Albino, a limpeza faz parte de um projeto de revitalização do trecho da avenida, que vai desde o início na Urca até o terminal rodoviário. Árvores que correm o risco de cair devido a idade ou doenças estão sendo removidas e serão substituídas por outras. “ O projeto visa revitalizar o lado da avenida para quem vai ao sentido ao terminal rodoviário, uma vez que havia vegetação densa servindo de moradia para pessoas em situação de rua, acumulando lixo. E ainda mesmo com a poda em alguns lugares a vegetação prejudica a iluminação oferecendo risco para as pessoas que caminham pelo local à noite. Temos um laudo fitossanitário de 12 árvores que apresentam o risco de cair e elas estão sendo removidas e substituídas por outras espécies adequadas para o paisagismo urbano, inclusive que não estraguem as calçadas com as raízes como acontece agora,” explicou Albino.
Ainda segundo o secretário, as árvores de grande porte como as da espécie Ficus Bejamina, que caiu sobre um carro de passeio em dezembro do ano passado quando passava pela avenida justamente no mesmo lado em que está recebendo a intervenção, também deverão ser substituídas, porém deverá ser feito um projeto juntamente com o COMEMA.
Na ocasião o veículo foi atingido por uma árvore de aproximadamente 12 metros de altura. Apesar dos danos materiais, o motorista e a passageira não ficaram feridos.
O corte de árvores despertou questionamento por parte de representantes do Grupo Trama e Ação e da Associação Poços Sustentável. Os integrantes das entidades ambientais estiveram acompanhando os trabalhos nesta quarta-feira e devem acionar o Ministério Público para apurar se houve crime ambiental ao longo da avenida.
O CODEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente informou que está acompanhando a intervenção na Avenida João Pinheiro, inclusive por um dos integrantes do Órgão ambiente, que é o engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável por examinar e avaliar as árvores que se encontram com sua situação fitossanitária ruim passível de intervenção.