CulturaDiversos

Show em homenagem ao Clube da Esquina será realizado em Poços

O Teatro Benigno do Gaiga, no Espaço Cultural da Urca em Poços de Caldas, recebe o neste sábado, 8, às 20h o espetáculo musical ‘Sede de Viver Tudo – 2ºDP Visita o Clube da Esquina’. A apresentação conta com os músicos Pedro Cezar, Douglas Maiochi e Rafael Moreira, que juntamente com outros artistas convidados vão prestar homenagem ao movimento musical mineiro que marcou e marca gerações.

Tributo será feito pela Banda 2ºDP neste sábado – foto divulgação

Já são quatro décadas desde o lançamento dos álbuns Clube da Esquina (1972) – com a capa icônica do fotógrafo Cafi – e Clube da Esquina nº 2 (1978), sendo este considerados um dos movimentos mais importantes da música brasileira.

Com a experiência na cena cultural, a banda 2ºDP por anos construiu um desejo de revisitar a grande obra do Clube da Esquina, que faz parte das influências de cada integrante desde a adolescência. E formalmente, desde o início de 2019, os músicos vêm trabalhando na formatação deste espetáculo, que pretende mergulhar nas harmonias complexas e perfeitas dos ícones mineiros, tendo ainda como apoio um selecionado grupo de amigos que irão compor a construção desta apresentação única.

Juntamente com o trio, terão mais seis músicos convidados no palco: Rafael Acerbi guitarrista que tem ganhado notoriedade com a banda As Bahias e a Cozinha Mineira, que recentemente lançou o novo álbum ‘Tarântula’ pela Universal Music; os irmãos e percussionistas Roger Barbosa e Ramon Barbosa, que acompanham vários músicos de Poços de Caldas e região; as cantoras Karina Lee, banda Chocolate Quente, e Tatiana Meirelles; além do tecladista Flavio D’Avila, que atualmente faz parte da banda Pop Mix, mas que ao longo de sua carreira construiu parceria com diversos artistas e se destacou por sua performance impecável nos teclados.

Segundo os integrantes do 2ºDP, a construção desse show foi pensada em um momento no qual cada artista pudesse emprestar suas habilidades musicais para interpretar o repertório do movimento, num formato bem próximo às gravações originais feitas pelo Clube da Esquina na década de 70, agregando qualidade técnica e artística para que o público possa se emocionar ao ouvir cada canção.

Vale mencionar ainda que a proposta foi selecionada no Pró-Urca, programa de ocupação do Espaço Cultural da Urca promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas, que visa abrir o espaço para apresentações artísticas diferenciadas como meio de fomentar a arte e a cultura.

Os ingressos para o show podem ser adquiridos no Âncora Coffee House ou na bilheteria do Teatro (no sábado), onde são vendidos a preços populares. Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada.

Sobre o Clube da Esquina

O movimento Clube da Esquina nasceu em Minas Gerais, no bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte, no final dos anos 1960 e início da década de 1970. Um encontro singular de músicos e letristas Lô Borges, Beto Guedes, Milton Nascimento, Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Márcio Borges, Toninho Horta, entre outros, que produziu um som que se fundia com as inovações trazidas pela bossa nova a elementos do jazz, do rock – principalmente os Beatles –, música folclórica dos negros mineiros com alguns recursos de música erudita e música hispânica.

O Clube da Esquina lançou apenas dois discos. O primeiro, duplo homônimo, continha canções de Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Fernando Brant. Em 1978, os integrantes se reuniram novamente e lançaram o Clube da Esquina nº 2, também duplo. Mas ante sua magnitude e singularidade, conquistaram o reconhecimento do público e da crítica nacional e internacional.

A arte apresentada pelo Clube da Esquina é considerada uma das mais importantes e originais da música brasileira, tendo alcançado status mundial. ‘Mineiramente’ apresentou ao mundo uma música de alta performance, sofisticação e riqueza poética, hoje reconhecida e respeitada por mestres do jazz, blues, world music e rock em todo o mundo.

Mais sobre o 2º Departamento (ou banda 2ºDP)

O 2ºDP é um trio musical que iniciou seu trabalho em 2006 com o propósito de reinterpretar obras da música nacional e internacional. Lançando mão do pop-rock e do samba-rock, e com grande influência das músicas de raiz do Brasil, o trio se compromete com a qualidade da execução das canções, que são sempre escolhidas a dedo pelos integrantes. O grupo prioriza um repertório para além de apenas músicas consagradas, enfatizando discos e artistas menos trabalhados pelas grandes gravadoras.

 Atualmente a banda é formada pelos músicos Pedro Cezar (voz/guitarra), Douglas Maiochi (bateria) e Rafael Moreira (baixo).

 O espetáculo “Sede de Viver Tudo – 2º DP Visita o Clube da Esquina” é fruto de um trabalho de estudo e pesquisa, iniciado em 2010 pelos integrantes.

SERVIÇO:

Espetáculo Musical “Sede de Viver Tudo – 2º DP Visita o Clube da Esquina

Dia e hora: 8 de junho, sábado – 20h

Local: Teatro Benigno Gaiga – Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas, s/n, Centro)

Ingressos disponíveis no Âncora Coffee House (Rua Rio Grande de Sul, n. 1102, Centro).

Informações: https://bit.ly/2Gsefu9.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.