DiversosNotíciasPolítica

Simulado da Barragem da Saturnino de Brito tem início às 9h desta quarta-feira

Durante o simulado haverá acionamento de sirenes de ambulâncias e viaturas no entorno da represa Saturnino de Brito – foto Secom

Segundo as diretrizes do Plano de Segurança de Barragem (PSB) e do Plano de Ação Emergencial (PAE), nesta quarta-feira(22), acontece um simulado de segurança na Barragem Saturnino de Brito, com a participação de representantes de diversos órgãos, incluindo equipes de resgate e salvamento.

Durante o simulado de escritório realizado no DME, foram delineadas as ações específicas a serem realizadas por cada entidade, atualizados os contatos de emergência e escolhidos a sede do Tiro de Guerra como Posto de Comando para a fase subsequente ao simulado de campo.

Devido à localização central do simulado, está prevista a execução de atividades que não impactam as operações diárias da população. O principal objetivo é verificar o tempo de deslocamento e avaliar a eficácia das medidas de resposta a emergências.

Fábio Augusto Zincone, coordenador do PAE da Barragem Saturnino de Brito, enfatizou a importância da atividade, explicando que “é necessário para o cumprimento da legislação federal vigente e trata-se basicamente de uma medida de segurança. Contamos com a compreensão da população, para que não se preocupem ao presenciar a entrega e escutar as sirenes de ambulâncias e viaturas. A Barragem Saturnino de Brito foi construída e inaugurada na década de 30, estando atualmente em condições adequadas de operação, sendo devidamente monitorada por instrumentação pela DME.”

Ao longo do ano, diversas ações foram inovadoras, como campanhas de panfletagem contendo informações essenciais sobre a barragem, além do cadastro de propriedades e população localizada nas Zonas de Autossalvamento (ZAS).

As empresas DME também iniciaram a instalação de placas de sinalização de descida, rotas de fuga e pontos de encontro, com previsão de conclusão até março de 2024. Essas placas têm o objetivo de orientar a população em emergências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.