Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

Sustentabilidade: moradores da Zona Sul ganham mais uma Floresta de Bolso

A comunidade da Zona Sul em Poços de Caldas acaba de ganhar mais um espaço verde com o lançamento de mais uma Floresta de Bolso. A nova área foi implantada no CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, entre a escola e o Centro Educacional Municipal Dr. João Batista Ferreira Monteiro e vai beneficiar os alunos e moradores do entorno.

Nova Floresta de Bolso fica no Caic

Esta é a terceira edição do projeto desenvolvido pela Associação Poços Sustentável (APS), com a parceria das organizações American Forests e a Alcoa Foundation, por meio de um programa denominado “Partnership for Trees”, que tem como objetivo plantar árvores em diversas localidades onde a Alcoa tem operação. A primeira Floresta de Bolso foi implantada no bairro Santa Ângela e inaugurada recentemente com toda a infraestrutura. O projeto tem o apoio da  Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Educação, Departamento Municipal de Eletricidade (DME) e Fundação Jardim Botânico.

O evento de lançamento da terceira Floresta de Bolso teve início com palestra para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, ministrada pela engenheira Florestal da Alcoa, diretora do Projeto e associada da APS, Paula Marlieri, sobre o conceito do projeto e cuidados com as árvores; em seguida, junto com convidados, eles plantaram 100 mudas de árvores. Estiveram presentes o prefeito municipal Sergio Azevedo; o vice-prefeito, Flávio Faria; a secretária Municipal de Educação, Maria Helena Braga; os vereadores Lígia Podestá e Pedro Magalhães, além de Enrico Dell’Oro, presidente do Conselho de Administração da APS;Walmer Rocha, gerente de Operações, e Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais, ambos da Alcoa; associados da APS e representantes dos parceiros e do poder público.

A escolha do CAIC para sediar a terceira Floresta de Bolso atendeu a uma solicitação da própria escola. Segundo a diretora Juliana Riemenschneider, o CAIC é muito privilegiado, mas faltava uma área verde. “Quando ficamos sabendo do projeto, fizemos a solicitação e fomos atendidos. Este espaço será cuidado pelos alunos do 9º ano – nossa última série – e complementará, com atividades práticas, as aulas de educação ambiental que são ministradas desde o Ensino Infantil, colaborando para ampliar a consciência sobre a preservação do meio ambiente dos nossos alunos”.

Há dois meses os moradores do Jardim Kennedy também foram contemplados com a segunda Floresta de Bolso

Sobre o Projeto Floresta de Bolso

O projeto Floresta de Bolso tem como objetivo restaurar pequenos fragmentos de florestas de espécies nativas da Mata Atlântica em áreas urbanas e, assim, trazer todo o benefício das árvores para centros urbanos altamente perturbados/impactados. O projeto paisagístico foi desenvolvido por Suzana Lotti Carvalho Dias, arquiteta Urbanista, com apoio de Isis Alves, engenheira Ambiental, ambas associadas da APS. “Com a implantação da Floresta de Bolso serão criados nichos de floresta que trarão mais conforto térmico à região, recriada uma paisagem mais orgânica e integrada ao ambiente urbano e incentivada a percepção pelos moradores da importância das florestas nas comunidade, fomentando o cuidado com a natureza”, explicou Paula Marlieri.

Está sendo programada mais Floresta de Bolso. “Já temos uma reunião agendada entre os responsáveis pelo projeto para definirmos onde será implantado o quarto espaço verde e de convivência para os moradores da nossa cidade, que ajudará tornar Poços de Caldas uma cidade mais verde e sustentável”, completou Terezinha Couto, diretora Executiva da APS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *