Terras Raras: Governo Federal visita Poços de Caldas para discutir projetos da mineração e o futuro estratégico da região

Poços de Caldas (MG) – A Prefeitura de Poços de Caldas recebeu nesta quinta-feira (25) uma comitiva formada por representantes de ministérios e órgãos do Governo Federal para conhecer de perto a realidade dos projetos de mineração de terras raras previstos para a região, dialogar com autoridades locais e ouvir as demandas da população e de representantes da sociedade civil.
A visita reforça a importância que o tema vem assumindo no cenário nacional e internacional. As chamadas terras raras, conjunto de minerais fundamentais para a produção de tecnologias de ponta, são consideradas estratégicas para a transição energética e para a indústria do futuro. Esses elementos são utilizados na fabricação de veículos elétricos, turbinas eólicas, painéis solares, equipamentos médicos, semicondutores, smartphones e sistemas de defesa, tornando-se cada vez mais essenciais para o desenvolvimento econômico e tecnológico global.
Participam da agenda representantes de diversos órgãos federais, entre eles Heluíza Regina Soares da Silva, gerente de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Também integram a comitiva Rafael Neves (IFSUL), Ricardo Gutterres, Daniela Rey Silva e Alexandre Oliveira (ANSN); Murilo Caldas (ASCOM); Sérgio Almeida Cunha Filgueiras, Carlos Alberto de Carvalho Filho e Francisco Javier Rios (CNEN); José Edilberto da Silva Resende (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande); Ângelo Angelini Neto e Ellen da Silva Fonte (Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo); Sérgio Augusto Domingues, Kátia Adriana de Souza, Júnio Augusto dos Santos Silva e Sílvia Bezerra de Góes (Ibama); Gilberto Ribeiro Costa e João Viçoso da Silva Júnior (INB); Elzivir Azevedo Guerra (MCTI); Janice Foschiera (MDA); Letícia Souto Pantoja (MDHC); Alessandra Aparecida Gayoso França (MMA); Hanna Nogueira (MME); Fairah Barrozo, Adriano Borges Alves, Rodrigo Souza Leite e Angélica Pereira dos Santos (Ministério da Saúde); Catarina Pina Boechat (Secom); Marcelo Fragozo, Guta Torres e Renata Florentino (Secretaria-Geral da Presidência da República), além da deputada estadual Bella Gonçalves.
A recepção da comitiva foi realizada pelo prefeito Paulo Ney (PSD), acompanhado do secretário municipal de Governo, José Carlos Trinca Zanetti; do procurador-geral do Município, Thiago Arantes; do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Stefano Zinzone; do secretário de Controle Interno, Vinícius Gadben; da secretária adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Cibele Melo; do secretário de Saúde, José Gabriel Pontes Baeta; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins; e da representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Andrea Aquel.
A visita acontece em um momento em que Poços de Caldas se encontra no centro de uma das discussões mais relevantes para o desenvolvimento econômico, tecnológico e ambiental do país. Ao mesmo tempo em que os projetos despertam expectativas relacionadas à geração de empregos, atração de investimentos, aumento da arrecadação e fortalecimento da cadeia produtiva mineral brasileira, também levantam questionamentos sobre os possíveis impactos ambientais, sociais e de saúde pública.
Para o prefeito Paulo Ney, a presença da comitiva federal representa um importante avanço no diálogo entre os governos municipal e federal e reforça o compromisso com a transparência e a construção de soluções baseadas em critérios técnicos.“A presença desta comitiva demonstra a atenção e a responsabilidade do Governo Federal diante de um tema que possui relevância não apenas para Poços de Caldas, mas para Minas Gerais e para o Brasil. Receber representantes de diferentes ministérios e órgãos federais permite que possamos apresentar a realidade do município, compartilhar informações técnicas e construir um diálogo qualificado entre todas as esferas de governo”, destacou.
O prefeito ressaltou que a discussão sobre as terras raras está inserida em um contexto global de transformação econômica e tecnológica, no qual países de todo o mundo buscam garantir acesso a minerais considerados estratégicos para a indústria e a transição energética.
“Estamos falando de recursos minerais que têm papel fundamental na economia do futuro. O interesse mundial pelas terras raras cresce a cada ano, impulsionado pelo avanço das tecnologias limpas, da mobilidade elétrica e da inovação industrial. Nesse cenário, é fundamental que o Brasil participe dessa discussão de forma responsável, valorizando seu potencial e garantindo segurança jurídica, ambiental e social para todos os envolvidos.”
O prefeito reforçou que a administração municipal acompanha o tema com responsabilidade e de forma integrada entre diversas áreas técnicas da Prefeitura. “Nosso compromisso é assegurar que qualquer debate ou decisão esteja amparado por estudos técnicos, transparência e participação da sociedade. Desenvolvimento econômico e preservação ambiental não são objetivos incompatíveis. Pelo contrário, precisam caminhar juntos. Temos uma preocupação permanente com a população, com a qualidade de vida das pessoas e, principalmente, com os moradores da Zona Sul, que convivem mais diretamente com essa discussão. Queremos que Poços de Caldas esteja preparada para aproveitar oportunidades de geração de emprego, renda e investimentos, mas sempre com responsabilidade, respeito ao meio ambiente, proteção à saúde da população e garantia de qualidade de vida para as futuras gerações”, afirmou o prefeito Paulo Ney.
Além dos compromissos institucionais, representantes do Governo Federal participam de encontros abertos com moradores dos municípios de Poços de Caldas, Caldas, Andradas e Águas da Prata para ouvir dúvidas, sugestões e posicionamentos relacionados aos projetos.
Durante a visita, a comitiva também cumpre agenda junto às prefeituras e câmaras municipais da região, além de reuniões com a Comissão de Terras Raras da Câmara Municipal de Poços de Caldas, visitas à planta piloto da Viridis, Meteoric e às áreas onde estão previstos futuros empreendimentos minerários.
A região desponta atualmente como uma das regiões de maior interesse geológico do país para a exploração de minerais estratégicos. A discussão sobre o aproveitamento desse potencial envolve desafios e oportunidades que exigem planejamento, responsabilidade e participação social.
A presença da comitiva federal destaca a importância do tema e amplia o diálogo entre governo, comunidade, instituições técnicas e setor produtivo na construção de caminhos que conciliem desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental e bem-estar da população.





