Tribunal de Justiça

TJMG Cultural abre exposição do artista mineiro Paulo Rosae

Not---Abertura-da-exposicao-Paulo-Rosae._6.jpg
Exposição “À flor da pele” pode ser vista na Galeria de Arte do TJMG (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alberto Vilas Boas, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho na solenidade de abertura da exposição “À flor da pele”, do artista plástico Paulo Rosae, nesta terça-feira (24/10), na Galeria de Arte do TJMG, no Edifício-Sede da Corte mineira. A mostra, que traz obras inéditas que misturam pinturas e colagens, segue até o dia 7 de dezembro, das 9h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, em dias úteis.

Ao ler o discurso do presidente José Arthur Filho, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, falou sobre a beleza e o equilíbrio das obras do artista mineiro: “Os quadros de Paulo Rosae misturam colagens e pinturas, equilibram suavidade e intensidade, lançando mãos de fragmentos que formam um todo harmônico. Por isso, conhecer suas produções é também abrir-se a possibilidades infindáveis de sentidos e experimentar a fruição propiciada pela inegável beleza que emerge de suas telas.”

Not---Abertura-da-exposicao-Paulo-Rosae._3.jpg
Desembargador Alberto Vilas Boas falou sobre as belezas das obras ( Crédito : Euler Junior/TJMG )

“À flor da pele”

A exposição apresenta 32 telas inéditas, sendo 14 criadas exclusivamente para a mostra. Segundo o artista, a inspiração para o título “À flor da pele” veio da dualidade da expressão, que remonta tanto a uma sensação boa, que provoca arrepios, quanto aos nervos expostos e irritabilidade dominante.

O interesse de Paulo Rosae pelas artes surgiu na infância. O pai era alfaiate e a mãe, lavadeira e costureira. Aos sete anos de idade, ele começou a trabalhar com o pai, ajudando na limpeza e a separar os retalhos por formas, cores, tonalidades e tamanhos. Ao ajudar a mãe, também separava as peças de roupa por cores e estilos, e isso favoreceu seu lado artístico. Desde 2020, o mineiro vem desenvolvendo pesquisas voltadas ao abstracionismo por meio da pintura acrílica.

Not---Paulo-Rosae---Abertura-da-exposicao-Paulo-Rosae._4.jpg
A técnica do artista Paulo Rosae foi influenciada pelos pais dele ( Crédito : Euler Junior/TJMG )

Trajetória

Mineiro de Governador Valadares, Paulo Rosae formou-se em Arte Educação pela escola Guignard, em 2011. Em 2019 realizou a primeira exposição individual e, desde então, participa de exposições em diferentes cidades brasileiras e do exterior, tendo exposto quadros em mostras de países como França, Espanha e Estados Unidos.

Atualmente, as telas do artista plástico estão presentes em coleções particulares nos Estados Unidos, no Japão, em Belo Horizonte e em São Paulo, bem como em acervos no Museu de Arte Moderna de Resende, no Rio de Janeiro; de Bunkyo, em São Paulo; de Castelo Fortaleza, na Espanha; e de Palazzo Albrizzi Capello, na Itália.

Confira o catálogo com as obras da exposição “À flor da pele”. Neste link, veja outras imagens do evento.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.