DiversosEconomiaNotícias

Turbidez da água na zona oeste foi causada por decantação de reservatório, diz DMAE

Após reclamações de moradores de vários bairros da Zona Oeste de Poços de Caldas sobre a coloração escura da água nas torneiras no domingo e na segunda-feira, o Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE, divulgou um comunicado informando o motivo da turbidez na água.

Decantação do reservatório causou turbidez da água – foto redes sociais

De acordo com o comunicado, o problema surgiu ainda no domingo, quando houve uma pane no sistema de monitoramento do nível principal do reservatório Zona Oeste da cidade (Reservatório Cidade-Bairro Maria Imaculada), que passou a informar nível errôneo, resultando no esvaziamento total.

O DMAE tem um sistema automatizado de controle e operação de abastecimento de água do município, incluindo os reservatórios. Ou seja, todas as medições/controles são realizadas por um sistema de automação monitorado por operadores, 24 horas por dia, na Central de Controle Operacional (CCO);

De acordo com o DMAE a pane ocorreu por volta das 18h. Minutos após o estado de “nível zero” do reservatório ser detectado, foram tomadas as ações corretivas que garantiram a retomada do abastecimento, contudo, o material mineral da própria água decantado nas paredes internas da tubulação foi arrastado e sua concentração ocasionou a alteração na coloração da água.

Após identificadas as ocorrências de alterações na água que chegou até as residências dos consumidores foi iniciado um programa intensivo de descargas em redes e ramais visando descartar a água fora dos padrões de turbidez, para que o problema não atingisse um número maior de consumidores.

O laboratório do DMAE foi um dos primeiros setores acionados para avaliar a qualidade da água, buscando preservar a saúde da população e todos os exames revelaram que a água estava com turbidez fora dos padrões, mas não contaminada, ou seja, todas as análises químicas asseguram que não há nenhum risco à saúde das pessoas, embora possa manchar roupas, devido ao seu alto grau de ferro e oxidação;

O setor comercial do DMAE foi acionado também e estudará caso a caso para não haver cobrança fora dos padrões normais de consumo das residências atingidas pelo problema.

O DMAE encerra o comunicado pedindo desculpas aos consumidores pelo transtorno, ressaltando que está tomando todas as medidas cabíveis, incluindo a de responsabilidade interna, para que casos como este não voltem a se repetir, enfatizando sua responsabilidade e compromisso com a qualidade da água e a saúde da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.