Urutu Cruzeiro é capturada em fábrica de chocolate
Uma cobra da espécie Bothrops alternatus, mais conhecida como Urutu Cruzeiro foi capturada na tarde deste sábado por uma equipe do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Poços de Caldas. Funcionários da Ferrêro do Brasil acionaram a GM após se depararem com o animal peçonhento de quase um metro de comprimento nas dependências da fábrica.
Os GMs prontamente equipados capturaram a cobra que é ágil nos bote e extremamente venenosa. O réptil é da mesma família da jararaca, cascavel e surucucu – que vivem no Centro-Oeste e no Sul do Brasil, como também no Uruguai, Paraguai e Argentina. É classificada na série solenóglifa, quanto ao tipo de dentição, por ter as presas inoculadoras de veneno varadas por canais para a condução do veneno produzido em glândulas. O nome Urutu Cruzeiro deve-se ao fato de algumas cobras apresentarem um desenho em forma de cruz na cabeça.
Depois de ser removida da fábrica o urutu foi solto pelos GMs em seu habitat natural que é o cerrado e também na região de brejos.