Uso de máscara deixa de ser obrigatório em local fechado a partir deste sábado
O Comitê Extraordinário Covid-19 publicou no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 12, uma nova resolução que torna o uso de máscara facultativo a partir deste sábado, 13, em Poços de Caldas. A medida foi tomada levando em consideração os indicadores epidemiológicos e principalmente a cobertura vacinal na cidade.
De acordo com o artigo 1º da nova resolução, o uso de máscara de proteção individual, cobrindo boca e nariz, passa a ser facultativo, em ambiente aberto e fechado, cabendo a cada cidadão ou responsável legal, dispor sobre a sua utilização.
Porém, o Comitê recomenda manter o uso de máscara para idosos, e pessoas que possuam comorbidades ou doenças imunossuprimidas ou que não estejam com o esquema vacinal completo.
Mas o Comitê adverte, o disposto no artigo 1° da presente resolução não se aplica, àqueles que apresentem sintomas gripais ou que estejam contaminados pela COVID 19, bem como, às atividades econômicas cujo uso seja obrigatório em função de normativa sanitária, ambiental, trabalhista e/ou outros.
As empresas poderão redigir normativas próprias, a fim de promover a manutenção da utilização de máscara de proteção individual cobrindo boca e nariz, no ambiente de trabalho, voltadas aos colaboradores.
Nesta quinta-feira, 11, foram registrados 28 novos casos da doença, subindo para 30.321 o número de casos positivos desde o início da pandemia. Também nesta quinta-feira 93 pessoas se recuperaram da doença, chegando a 29.424 recuperados.
Esta semana o número de óbitos-residentes chegou a 590, com a morte de uma mulher de 58 anos no último fim de semana.
Até o momento foram aplicadas 437.255 doses da vacina contra a Covid-19. Desde o dia 29 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação também em crianças a partir dos 3 anos de idade.