NotíciasSaúde

Vacinação contra a febre aftosa vai até o dia 20 de dezembro

O prazo para a vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais foi prorrogado até o dia 20 de dezembro. A prorrogação foi permitida devido a problemas na distribuição da vacina.

A vacinação contra a febre aftosa agora vai até o dia 20 de dezembro – foto divulgação

Segundo o coordenador regional do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, Vladimir Ferreira Fadini, assim como em todo Estado, nos municípios abrangidos pela regional do IMA a falta da vacina foi um dos motivos que levaram o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a prorrogar o prazo da vacinação.

De acordo com o a regional do IMA, em  Poços de Caldas são 150.227 animais, destes 56.963 são vacináveis, ou seja, são bovinos e bubalinos de zero a 24 meses.

Mesmo com a falta de vacina, até o momento 43.366 já foram imunizados contra a febre aftosa.

Com isso a entrega das declarações de vacinação por parte dos criadores de gado também foi afetada e deve ser normalizada à medida que o processo de imunização for avançando. Porém o produtor deve ficar atento quanto ao prazo final e não deixar para última hora.

A declaração que comprava que o animal foi vacinado deve ser entregue até 10 dias depois do término da campanha.

Com a prorrogação o prazo para a entrega agora será até o dia 30 de dezembro. O produtor que não vacinar os animais está sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 98,6 por cabeça.

 A declaração de vacinação também é obrigatória e o produtor que não o fizer até 30 de dezembro poderá receber multa de 5 Ufemgs, o equivalente a R$ 19,72 por cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.