NotíciasPolíticaSaúdeUtilidade pública

Vacinação contra febre amarela terá reforço de mais 15 mil doses, inclusive neste fim de semana

A população de Poços de Caldas tem à disposição mais 15 mil doses da vacina contra a febre amarela. A nova remessa chegou nesta sexta-feira, 10, quando foram reforçadas as medidas de enfrentamento contra a doença após a confirmação da morte de um macaco com febre amarela. Uma das ações é a abertura de 16 salas de vacinação neste fim de semana para que a população possa se imunizar.

Até o momento 6 mil pessoas já foram imunizadas este ano na cidade
Até o momento 6 mil pessoas já foram imunizadas este ano na cidade

O secretário municipal de saúde,  Carlos Mosconi, assegurou, durante entrevista coletiva realizada nesta sexta, 10, que não haverá desabastecimento de vacina na cidade. “Estive em Brasilia, na quinta, no Ministério da Saúde e lá houve a confirmação, assim como já me haviam afirmado no Estado, de que não haverá falta  de vacina contra a febre amarela”. Ele esteve pessoalmente nas unidades de saúde, conferindo o movimento dos postos.

Até a tarde de quinta-feira, cerca de 14 mil pessoas já tinham sido vacinadas em Poços de Caldas.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, não há casos suspeitos de febre amarela em humanos na cidade e todo o protocolo de atendimento já foi fechado com os hospitais municipais e particulares,  UPA e Policlinica, inclusive com os profissionais já capacitados para detectar os sintomas da doença e realizar a pronta notificação à Secretaria de Saúde.

Macacos

A orientação para a população é de que os macacos são tão vítimas quanto os seres humanos. Quem transmite a febre amarela é o mosquito Aedes aegypti. As equipes de Vigilância Ambiental realizaram um trabalho especial no local onde o maçado morto foi encontrado, próximo á praça Dom Pedro II e continuam com as ações por toda a cidade.

Para os turistas e também moradores, a secretaria está solicitando que evitem trilhas pelas matas  e o contato com os macacos, pois os mosquitos estão presentes nos mesmos ambientes que os macacos. “Se não houver outra opção, então que usem repelente ao entrarem na mata”, aconselha o secretário.

A equipe da Vigilância Ambiental, em parceria com a Guarda Municipal, está realizando pesquisa diária nas matas de Poços mas, não verificou qualquer comportamento estranho nos animais. Qualquer informação sobre macacos doentes ou mortos, as pessoas devem entrar em contato pelo telefone 3697-5977

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.