Vereador apresenta projeto que institui na Câmara o “Diploma Jacques Rodrigues de Carvalho”
Está em análise pelas Assessorias e Comissões Permanentes da Câmara o Projeto de Resolução que institui o “Diploma Jacques Rodrigues de Carvalho de Mérito Voluntário no Município de Poços de Caldas”. A proposição, de autoria do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), tem como objetivo celebrar e valorizar a importância da prática do voluntariado na cidade.
O Diploma será concedido anualmente pelo Legislativo, em sessão solene a ser realizada, preferencialmente, no dia 28 de Agosto, quando se comemora o Dia Municipal do Voluntariado.
O intuito é, de acordo com o projeto, reconhecer e homenagear pessoas nascidas ou radicadas na cidade e que, há no mínimo cinco anos, contribuem de forma voluntária e filantrópica com causas sociais, ambientais e educacionais. Cada vereador deverá indicar o nome de uma pessoa para receber a homenagem.
Flavinho destacou a importância do reconhecimento ao trabalho prestado por Jacques Rodrigues de Carvalho. “Jacques teve uma vida dedicada à caridade e ao amor ao próximo, sendo um dos maiores filantropos da história de Poços de Caldas. Foram mais de 60 anos se dedicando a quem precisa, através de atendimentos dentários, distribuição de medicamentos, alimentos, roupas e cobertores, doação ou empréstimo de cadeiras de rodas, camas hospitalares, muletas e andadores. A obra social de Jacques também encaminhava pessoas em situação de rua para albergues e alcoolistas para atendimento. Não foram poucos os casos de pessoas com tuberculose, fogo selvagem e distúrbios mentais que procuraram o primeiro acolhimento no Pronto Socorro do Jacques”, comentou.
Esta não é a primeira homenagem prestada pelo vereador, uma vez que Jacques recebeu, em 2021, o Diploma de Honra ao Mérito. “Tive a grata satisfação de conceder essa honraria ao querido Jacques. Um exemplo de ser humano, que deixou um legado de amor e de solidariedade. A passagem de Jacques por esta existência fica como lição incontestável de amor e de doação. E a proposta de criação do ‘Diploma Jacques Rodrigues de Carvalho’ enaltece a memória deste grande ser de luz, ao passo que também reconhece outros cidadãos e cidadãs de nossa cidade que se dedicam ao próximo”, afirmou o parlamentar.
Jacques faleceu aos 92 anos , no dia 17 de novembro passado, quando ainda ser recuperava de um AVC – Acidente Vascular Cerebral. Dias depois de receber alta hospitalar, ele foi internado novamente e não resistiu.
O Projeto de Resolução n. 14/2022, disponível para consulta no Portal da Câmara, será colocado em votação após conclusão dos pareceres pelas Comissões Permanentes. – fonte Ascom Câmara