DiversosNotíciasPolítica

Vereador pede retorno da Sinfonia das Águas

O retorno da Sinfonia da Águas foi um dos assuntos abordados durante a sessão da Câmara Municipal desta semana. Os vereadores aprovaram por unanimidade uma Moção de Apelo solicitando à Prefeitura apoio e condições financeiras para que o espetáculo musical volte a ser realizado em Poços de Caldas.

A última edição da Sinfonia das Águas foi realizada em 2018 – foto arquivo

A proposição é de autoria do vereador Sílvio Assis (MDB), com assinatura de todos os demais vereadores.

De acordo com o parlamentar, é preciso reconhecer e valorizar todo a história da Sinfonia  das Águas. “A  Orquestra é um patrimônio cultural da cidade, iniciou como um projeto social, reavivou a cultura musical no município e teve grande importância no cenário nacional. Desse projeto, inúmeros alunos e músicos se destacaram no Brasil e em outros países. Desde o começo, a Sinfonia foi mantida pela Prefeitura, no entanto, há sete anos, ela deixou de se apresentar. A falta de apoio financeiro é um dos motivos dessa paralisação e estamos, através dessa Moção, solicitando que a administração estude a viabilidade de novos espetáculos”, disse.

Sílvio Assis reforça que as apresentações proporcionavam grande retorno ao município, com a presença de muitos turistas e intensa divulgação da cidade. “A Sinfonia ficou conhecida por todos os cantos e isso trazia muitas pessoas a Poços de Caldas. É preciso destacar a figura do maestro Agenor, responsável pela Sinfonia. Tanto ele, como também a Sinfonia, foram homenageados pelo Legislativo, que reconheceu todo o trabalho desenvolvido. Recentemente, o maestro esteve na Câmara, usando a Tribuna Popular, para tratar do tema. Esperamos que haja uma sinalização positiva por parte do Poder Executivo, trazendo novamente esse brilhante evento”, declarou.

A Moção de Apelo apresentada pelo legislador está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.

A última edição da Sinfonia, ocorreu  em setembro de 2018, um ano depois do espetáculo completar 10 anos de apresentações na cidade. Na sessão da Câmara do dia 13, o regente da orquestra e idealizador da Sinfonia, maestro Agenor Ribeiro Netto, fez o uso da Tribuna Popular para expor sobre o apoio à Orquestra Sinfônica por parte do poder público e pedido feito, há alguns anos, para que a mesma se torne de utilidade pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.