DiversosNotíciasSaúde

Vigilância Ambiental mantêm ações de controle contra Febre Maculosa na cidade

A secretaria de Saúde de Poços por meio do setor da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental estão mantendo as ações de controle e monitoramento do carrapato, transmissor da Febre Maculosa, há 3 anos nenhum caso da doença é registrado em Poços de Caldas.

Locais onde há presença de capivaras foram sinalizados alertando sobre o risco de infecção por carrapato – foto Secom

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.

Em Poços, desde 2020 não tem registros de casos positivos de Febre Maculosa devido ao trabalho realizado pela secretaria de saúde.

Qualquer local como parques, matas, florestas, rios e cachoeiras é considerado área de risco, pois pode ter a presença de carrapatos, não significa que eles podem transmitir a doença pois eles precisam estar infectados pela bactéria. Mas como não tem como qualificar se há ou não a infecção pela bactéria, essas áreas são consideradas de risco.

Como medida de prevenção, em alguns locais do município, como Véu das Noivas e Cascata da Antas são muito frequentadas por moradores e turistas, foram instaladas placas indicativas sobre o risco.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago explicou a situação em Poços. “Aqui em Poços, os locais públicos conhecidamente infestados por carrapatos já foram identificados, sendo instaladas placas informativas para os frequentadores desses locais, quanto a presença de carrapatos e os riscos associados à saúde pública e as formas de prevenção.”

Em caso de contato com o carrapato ou tenha ido para alguma região endêmica e apresente sintomas procure a Unidade de Saúde mais próxima.

TRANSMISSÃO:
A febre maculosa também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia é transmitida pela picada do carrapato.

SINTOMAS:
Dor de cabeça, dor no corpo, febres e calafrios e pontinhos avermelhados nas mãos e pés.

TRATAMENTO:
A febre maculosa pode ser curada, desde que o tratamento seja iniciado rapidamente e com orientação médica adequada. O tratamento é feito com antibióticos por um período de 10 a 14 dias. Logo nas primeiras doses, o quadro começa a regredir e evolui para a cura total.

PREVENÇÃO:
-Usar roupas claras e com mangas compridas para facilitar a visualização de carrapatos.
-Usar calças compridas, inserindo a parte inferior por dentro de botas, preferencialmente de cano longo e vedadas com fita adesiva de dupla face.
-Examinar o próprio corpo a cada três horas a fim de verificar a presença de carrapatos. Quanto mais rápido eles forem retirados, menor a chance de infecção.
-Não esmagar o carrapato com as unhas, pois o mesmo pode liberar bactérias e contaminar partes do corpo com lesão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.