Vigilância Ambiental realiza ação preventiva contra a dengue neste sábado em três bairros
Agentes de endemias percorrerão áreas dos bairros Bandeirantes, Jardim Centenário e São José neste sábado, 1, para fazer um trabalho de porta em porta. “Contamos com o apoio e a acolhida da população, porque este trabalho visa orientar, tirar dúvidas, deixar panfletos informativos e quando necessário, até verificar situações nas casas das pessoas que possam trazer riscos. É uma ação que visa a saúde de todos e nossa equipe está empenhada para isso”, afirmou a agente de endemias e supervisora do Controle da Dengue, Márcia Helena Geremias de Paula.
Trata-se de uma ação educativa que teve a necessidade verificada no resultado apurado no Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti, o LIRAa, realizado na segunda quinzena deste mês. “Nestas áreas nós verificamos a incidência de depósitos em locais fixos, como caixas d´água, fontes e piscinas.
Então não são depósitos que podem ser removidos, como ocorre com o lixo e com o entulho, são situações que dependem da população, de cada um dos moradores”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago. A ação educativa deve ser realizada futuramente no Jardim Novo Mundo, na zona Oeste, onde também foi verificada situação semelhante.
No LIRAa, os agentes de endemias visitaram 3.402 pontos, entre imóveis, terrenos e áreas públicas. 83 focos foram encontrados, o que representa 2,4% de Índice de Infestação Predial, considerado médio risco pela escala do Ministério da Saúde. Eliminar todo o tipo de acúmulo de água é a melhor maneira de evitar uma infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.
Outras Ações
A Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, organiza para fevereiro, a realização de mutirões de limpeza, na zona Leste, especificamente nos bairros Estância São José e Chácara Alvorada e na zona Sul, no bairro São Sebastião. Estes são os pontos identificados no LIRAa, como os mais necessitados para receber estas intervenções. Na primeira quinzena de fevereiro, a Vigilância Epidemiológica realiza uma reunião com representantes de pronto atendimentos e de Hospitais de Poços, para orientações sobre atendimento de possíveis casos.
Em 2019, foram 31 casos confirmados de dengue e destes, 17 autóctones, ou seja, contraídos no município. Para a chikungunya, foram quatro confirmações, sendo uma autóctone. Não houve notificação de zika.
Telefones Úteis
Denúncias de locais com acúmulo de água podem ser registradas na Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324. O contato também pode ser feito pelo telefone da Vigilância Ambiental: 3697-5977. Reclamações de terreno sujo são no 3697-2072. Já o cata treco para o recolhimento de móveis e eletrodomésticos pode ser agendado pelo 3697-2073, para moradores das regiões oeste e central; pelo 3697-2319 para a zona Sul e pelo 3697-2188, para a zona Leste.