Vigilância Ambiental vacina 95% de cães e gatos da zona rural
A campanha de Vacinação Antirrábica realizada na zona rural de Poços de Caldas, pela Vigilância Ambiental, ultrapassou a meta estipulada pela Secretaria Estadual de Saúde, que visava uma cobertura de 90% dos animais. Na zona rural do município a cobertura foi de 95%. Ao todo foram vacinados 2.827 animais, sendo 2.226 cães e 601 gatos.
Por causa do atraso do envio de doses da vacina pelo Ministério da Saúde, este ano a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos foi realizada somente na zona rural.
O laboratório contratado pelo Ministério da Saúde alegou problemas com a fabricação e com o prazo da entrega podendo regularizar a situação a partir de novembro.
As Secretarias Estaduais de Saúde têm orientados as Regionais de Saúde a priorizarem a vacinação na zona rural, onde cães e gatos são mais vulneráveis à transmissão da raiva, devido à existência natural de morcegos hematófagos, macacos sagüis e gambás.
Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Lago, ainda não tem uma data definida para que a campanha seja realizada no perímetro urbano. A expectativa é que a vacinação ocorra somente no início de 2020, quando o envio das doses da vacina já esteja regularizado pelo Ministério da Saúde.