Todos pelo Lucas: 555 pessoas fizeram o cadastro para doação de medula

O Hemocentro de Poços de Caldas divulgou nesta segunda-feira, 30, o balanço da campanha para cadastro de novos doadores de medula óssea em prol do estudante Lucas Ryan. A ação realizada na semana passada mobilizou 555 voluntários que foram até a unidade da Fundação Hemominas e se cadastraram com candidatos para doação de medula óssea.

Lucas e sua mãe acompanharam esperançosos todos os dias de campanha – foto divulgação

O número de candidatos é o resultado de uma campanha feita por amigos e familiares do estudante, principalmente nas redes sociais, e que tem mobilizado e conscientizado ainda mais as pessoas sobre a importância de ser um doador de medula óssea.

Diagnosticado com aplasia medular, o estudante Lucas Ryan, de apenas 15 anos luta contra o tempo para encontrar um doador de medula compatível e realizar o transplante.

Para aumentar as chances do estudante e também de outras pessoas que necessitam de um transplante, o atendimento no Hemocentro foi estendido ao longo da semana até às 22h, para que todos interessados tivessem a oportunidade de praticar este ato de solidariedade.

Em outra campanha realizada na no Fórum de Poços de Caldas, em parceria com a Fundação Hemominas e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, outras 126 pessoas também já haviam se cadastrado como doadores, ou seja, até o momento em um intervalo de 7 dias, 681 pessoas se cadastraram como candidatas para doação de medula na cidade.

Lucas que esta semana faz tratamento no Centro Infantil Boldrin em Campinas usou as redes sociais para agradecer a todos envolvidos na campanha.

Cadastro para doação de medula continua

Quem não pode participar da campanha ainda pode se cadastrar. O Hemocentro realiza o cadastro para doação de medula de segunda a sexta-feira das 07h Às 11h30 da manhã.

Para ser candidatar é necessário ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. Para o cadastro é importante apresentar um documento oficial e original com foto e preencher os formulários de identificação e de consentimento. No cadastro, é colhida uma amostra de sangue de 5 ml para a realização do exame HLA – Antígenos Leucocitários Humanos, que determina as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente.

O tipo de HLA é cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é convocado para exames complementares e para a doação.

O Hemocentro de Poços, fica na Avenida José Remígio Prézia, 303. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 2101-9300.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este site está protegido.