VILLA PINHAL A FOTO E O FATO

v298-vila pinhal

Originalmente a mata da serra de São Domingos se estendia, praticamente, até a Rua Pernambuco. Depois foi sendo eliminada e a área ocupada por habitação. Portanto, muitas das ruas da região norte da cidade não existiam.

Quando aconteceu o aforamento dá área para a construção da Vila Pinhal, como o comprador era o alguém da nobilidade imperial, o negocio foi efetivado, mas com um alerta: que não se permitisse mais aforamento de áreas acima da Villa Pinhal, pois já se tratava de área da serra que deveria ser respeitada. Porem, outras ruas acabaram por sere abertas acima da vila e novos terrenos foram vendidos, chegando ao limite atual em que a topografia é bem mais inclinada não permitindo com facilidade que se construa. Foi a própria natureza que impôs o limite. Não nos esqueçamos do processo de tombamento da serra iniciado pelo primeiro prefeito da cidade, Dr. David Benedito Ottoni em 1905.

vpinhal

A Villa Pinhal, pertencente ao Conde Pinhal, se impôs garbosamente no alto do povoado até a poucas décadas atras, (dando frente para a atual Rua Paraíba) quando foi vendida para a família sueca  dona das Casas Pernambucanas, e, demolida. Muitas das celebridades do passado que vieram a Poços de Caldas visitaram ou até se hospedaram na casa do Conde Pinhal, dentre as quais, Rui Barbosa. O local da bela Villa  Pinhal vem sendo lentamente desarborizado e poderá dar lugar para mais um espigão,  e, a Bela casa do Conde Pinhal apenas um retrato na parede como diria Drumond. E mais um presente nosso para as pessoas que amam as fotos antigas de Poços de Caldas.

Ps. nota se atras a serra sem arvore.  Tudo havia se transformado numa frande roça de milho.

2 comentários em “VILLA PINHAL A FOTO E O FATO

  • 1 de julho de 2020 em 14:30
    Permalink

    Minha mãe passou sua infância e mocidade na Vila Pinhal, saiu aos 21 anos quando se casou e foi para Guarulhos. Meus avós eram caseiros e amigos da família da dona Elisa (Lizota de Arruda Botelho) minha mãe conta as histórias até hoje com 81 anos. Ela fala muito também da Cantina do Araújo. Moramos em Campinas.

    Resposta
  • 1 de julho de 2020 em 14:35
    Permalink

    Minha mãe estudou no Grupo Escolar Davi Campista, sua professora: Dirce Veronese…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.