DiversosMeio AmbienteNotíciasPolítica

Volume de água nos reservatórios preocupa DME

A DME emitiu um alerta em relação aos principais reservatórios da cidade, a Represa do Cipó e do Bortolan, que apresentam um volume de água abaixo do esperado, principalmente agora no início do período de estiagem.

A represa do Cipó está com 73% da sua capacidade, quando nesta época o ideal seria 90%

Com a diminuição na quantidade de chuva, os reservatórios do município estão com volumes abaixo do esperado. A represa do Cipó, principal reservatório, que contribui com o abastecimento de água do município, está com 73% de sua capacidade, enquanto a represa do Bortolan está com 75%. Nesta mesma época, nos últimos anos, os reservatórios já estavam com volumes superiores a 90%.

De acordo com a DME o ano de 2021 está sendo marcado pelos baixos índices pluviométricos. De janeiro a abril foram registrados 575 mm, valor que corresponde a 67% da média do período de 1997 a 2020 (858 mm) e a 51% do valor registrado em 2020 (1.126mm).

Historicamente, Poços de Calas está entrando no período de seca, onde começam a ser utilizados os volumes armazenados no período de chuva. Levando em consideração que a previsão para os próximos meses é de pouca chuva, possivelmente os reservatórios não aumentarão o volume atual.

“Diante da inconsistência das chuvas registradas em 2020, com maior concentração no primeiro trimestre, os reservatórios iniciaram 2021 com volumes abaixo do esperado. Como as chuvas neste ano estão abaixo da média, a tendência é antecipar o esvaziamento, podendo gerar redução significativa dos níveis dos reservatórios”, alerta Marcelo Loichate, diretor superintendente da DME Energética.

O diretor da  DME Energética recomenda que a população evite o desperdício de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.