NotíciasPolíticaTransito

Zona Azul gerou mais de 2.600 autuações em 2021

O estacionamento rotativo em Poços de Caldas, mais conhecido com Zona Azul aplicou em 2021 2.611 autuações para veículos estacionados irregularmente nas vagas espalhadas pela área central da cidade. Nos primeiros quatro meses deste ano já foram realizadas 618 autuações.

Em 2021 foram realizadas 2.611 autuações por irregularidades na Zona Azul – foto Poçoscom.com /arquivo

As autuações por irregularidades no estacionamento rotativo foi um dos principais assuntos debatidos durante a Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal no último dia 18 de maio.

O debate foi proposto pela vereadora Regina Cioffi (PP), através de Requerimento aprovado em Plenário e reuniu autoridades, representantes da empresa prestadora do serviço e população em geral.

Participaram do encontro o secretário municipal de Defesa Social Rafael Tadeu Conde Maria, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) Bruno Magalhães Rangel Moraes, o gerente de operações da empresa EXP Parking Hélio Vieira Júnior, o secretário municipal de Planejamento Antônio Carlos Alvisi, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIA) Giovani Granato, o presidente da Comissão de Direito do Trânsito da 25ª subseção da OAB/MG Dr. Eduardo Perlatto de Barros, o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CONPEDE) André Luiz Marinho de Lúcia, e o assessor jurídico da empresa EXP Parking Júlio César Gomes.

Sobre as autuações, o secretário Rafael Tadeu apresentou alguns dados de 2021 e  2022. Segundo ele, no ano passado, o estacionamento rotativo aplicou 2.611 autuações. Em 2022, até o momento, foram 618. “Se dividirmos esse dado de cinco meses pelo número de dias que a zona azul funciona, dá em torno de quatro a cinco multas aplicadas por dia, sendo que, na última vez que comparamos os dados, menos de 1% dos avisos de irregularidades gerava multas”, comentou.

Na ocasião, o assessor jurídico da empresa EXP Parking Júlio César Gomes agradeceu os esforços da Câmara e reconheceu a importância em se tratar da zona azul em audiência. Ele comentou que Poços é a cidade em que a EXP atua que tem o maior índice de uso de aplicativos, o que, segundo o assessor, representa um “avanço tecnológico da população”. “De 100 vendas que temos na zona azul da cidade, apenas quatro são feitas via parquímetros, mesmo que tenhamos uma taxa entre 95 a 99% de parquímetros operantes. Estamos à disposição para ouvir qualquer reclamação. Temos um profundo interesse de solucionar os problemas da cidade e colaborar com o que for importante para a comunidade local”.

Como encaminhamento da audiência, Regina Cioffi solicitou à empresa responsável um relatório, com todas as demandas que podem ser atendidas a curto e médio prazos. “O estacionamento é muito importante, pois organiza o trânsito, disciplina isso, mas precisa ser constantemente melhorado. Se não fosse a zona azul, estaria um caos total. Isso é fato. Vamos aguardar o relatório com o compromisso assumido na audiência”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.