Browse By

Copa de 58: Poços de Caldas é destaque no Esporte Espetacular

“Relíquias – A Seleção Nunca Vista”. Este é o nome da reportagem especial gravada em Poços de Caldas e que será exibida durante o Programa Esporte Espetacular, da TV Globo, que deve ir ao ar neste domingo, 3 de junho.

Ao lado de Hugo Pontes, a equipe de reportagem relembrou os passos da Seleção de 58 em Poços – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

A reportagem é inspirada no livro da jornalista Silvia Herrera, que encontrou várias fotos inéditas da Seleção Brasileira, durante o período em que esteve se preparando para a Copa de 58, em Poços de Caldas. As fotos foram tiradas pelo pai da jornalista, o fotojornalista Antônio Lúcio, morto em 2000, e que foi considerado um dos melhores fotojornalistas do mundo, carreira que resultou em dois prêmios “Esso”.

Ao todo, são 70 fotos. As raridades que revelam os preparativos da Seleção Brasileira antes da conquista do primeiro mundial estavam guardadas, há 60 anos, na casa da jornalista.

Às vésperas de comemorar os 60 anos desta conquista, a equipe do Esporte Espetacular, chefiada pelo repórter André Gallindo, esteve em Poços para relembrar o passo a passo da Seleção, que revelara para o mundo craques como o menino Pelé. No elenco, também estavam: os goleiros Gylmar (Corinthians), Castilho (Fluminense), Carlos Alberto Cavalheiro (Portuguesa) e Ernani (Bangu); laterais-direitos Djalma Santos (Portuguesa), De Sordi (São Paulo) e Cacá (Fluminense); laterais-esquerdos Nilton Santos (Botafogo), Oreco (Corinthians) e Altair (Fluminense); zagueiros-centrais Bellini (Vasco), Mauro (São Paulo); quartos-zagueiros Orlando (Vasco), Jair (Flamengo), Zózimo (Bangu) e Formiga (Santos). No meio-campo, estavam Dino Sani (São Paulo), Zito (Santos), Pampolini (Botafogo) e Roberto Belangero (Corinthians). Os meias-direitas eram Didi (Botafogo) e Moacir (Flamengo); os meias-esquerdas, Dida (Flamengo), Almir (Vasco); os pontas-direitas Garrincha (Botafogo) e Joel (Flamengo); centroavantes Vavá (Vasco), Mazzola (Palmeiras) e Almir (Vasco). E, como pontas-esquerdas Pepe (Santos), Zagallo (Flamengo) e Canhoteiro (São Paulo). De todo o time, Garrincha foi o único que não participou da concentração em Poços de Caldas, pois ficou no Rio de Janeiro para o tratamento de uma infecção. O jogador se juntou ao grupo mais tarde.

A equipe tenta resgatar momento da travessia da Seleção( foto)  pela ponte que liga o parque José Affonso Junqueira à Urca – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

A equipe, que teve o professor e historiado Hugo Pontes como ilustre guia, percorreu os principais pontos da cidade por onde a Seleção Brasileira passou.

Por meio da iniciativa do prefeito da época, Agostinho Loyola Junqueira, e do diretor municipal de Turismo, Vinícius Vivas, João Havelange, que era o presidente da Confederação Brasileira de Desportos, recebeu o convite para que viesse fazer a pré-temporada da Seleção Brasileira em Poços de Caldas.

Na época, foram cedidos o campo da Caldense, as Thermas Antonio Carlos para as sessões de mecanoterapia e banhos termais, as dependências do Country Club e o Palace Hotel para a hospedagem e concentração.

Para o historiador, Poços de Caldas viveu dias memoráveis durante a concentração da Seleção Brasileira. A população e, principalmente, os jornalistas e radialistas puderem acompanhar de perto o dia-a-dia dos jogadores e vivenciar um pouco da história que estava por vir, a conquista da primeira Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.

8 thoughts on “Copa de 58: Poços de Caldas é destaque no Esporte Espetacular”

  1. Shirley Ledier de Camargo says:

    Não foi apresentado durante o programa Esporte Espetacular. Porquê?

    1. Shirley Ledier de Camargo says:

      Não foi apresentado durante o programa Esporte Espetacular. Porquê?

      1. Roni Bispo says:

        Shirley, foi exibido no dia 10 e deve estar disponível nos sites da Globo. abs

    2. Roni Bispo says:

      Olá Shirley, também acompanhamos a programação, isso é muito comum em programas ao vivo. Está programado, mas acontece de não dar tempo, isso se levarmos em conta que teve o amistoso as 11h e o programa encerrou uma hora antes. A equipe de reportagem garantiu que a matéria vai ao ar pois comemora os 60 anos do primeiro título de 58 e toda história começou por aqui. também estamos na expectativa.

  2. Antonio D. Sgrilli says:

    Palhaçada da Rede Bobo. Se o documentário realmente foi gravado, o que duvido muito, a emissora simplesmente não o levou ao ar no dia 3/6. A cidade de Poços de Caldas está acima dessas mesquinharias da tv no Brasil.

    1. Roni Bispo says:

      Olá Antônio, também acompanhamos a programação, isso é muito comum em programas ao vivo. Está programado, mas acontece de não dar tempo, isso se levarmos em conta que teve o amistoso as 11h e o programa encerrou uma hora antes. A equipe de reportagem garantiu que a matéria vai ao ar pois comemora os 60 anos do primeiro título de 58 e toda história começou por aqui. também estamos na expectativa.

  3. Hugo PONTES says:

    Prezado jornalista Roni Bispo,
    A reportagem sobre a seleção brasileira de 1958 será levada ao ar neste domingo – dia 10 de junho – no Esporte Espetacular cujo horário é de 8:30 às 11:00 horas. Quem me informou foi o jornalista Víctor Luiz , da equipe que aqui esteve no dia que nos encontramos na Praça do Palace. Aguarde

    1. Roni Bispo says:

      Obrigado professor Hugo, o pessoal está na expectativa para assistir. abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *