Browse By

Evento social oferece tratamento bucal e consulta com oftalmologista de graça em Poços

Entre os dias 2 e 7 de novembro Poços de Caldas recebe o Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS) com promoção de inciativas gratuitas visando contribuir para a qualidade de vida dos moradores. Serão realizadas várias ações de empreendedores sociais em várias regiões da cidade por meio de parceria com a Prefeitura.

Entre as ações estão previstas consultas oftalmológicas para a população – foto divulgação

A ONG Turma do Bem, considerada a maior rede de voluntariado especializado do mundo vai realizar uma triagem especial de 150 crianças com idade entre 11 e 14 anos para a seleção dos pacientes que receberão atendimento odontológico gratuito. A indicação dos beneficiados está sendo conduzida diretamente pela Secretaria Municipal de Educação.

Todos os selecionados, levando em consideração o índice de prioridade, que beneficia meninas e meninos com problemas bucais mais graves, mais pobres e mais próximas do primeiro emprego, serão encaminhados para tratamento no próprio consultório dos dentistas voluntários inscritos na Turma do Bem.

Desde sua fundação, em 2002, pelo cirurgião-dentista Fábio Bibancos, a Turma do Bem já atendeu 71 mil crianças e adolescentes. Hoje a rede é formada por mais de 17 mil dentistas atuando em 14 países.

Outra iniciativa presente no FIIS – realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – é a unidade móvel da Renovatio, uma ONG que oferece consultas oftalmológicas e armações gratuitas para pessoas em situação de risco social.

O atendimento será feito dentro de um ônibus adaptado com dois consultórios que vão receber pacientes que aguardam na lista de espera do SUS. Graças à invenção do alemão Martin Aufmuth, o veículo é dotado de um sistema que permite a fabricação de óculos resistentes e de baixo custo, conhecido como ODG.

Com isso, a pessoa que receber prescrição de óculos saíra do ônibus já com a armação e o par de lentes simples (esféricos). Se a indicação for de lentes cilíndricas, os óculos serão fabricados em laboratório e entregues posteriormente em Poços de Caldas. A previsão é de que ao menos 200 pessoas sejam beneficiadas.

O Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS) é promovido também em parceria com jornal Folha de São Paulo e da consultoria Lunedi.

One thought on “Evento social oferece tratamento bucal e consulta com oftalmologista de graça em Poços”

  1. Elvira pereira says:

    Eu quero muito , nesesito de oftamo e dentista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *