DiversosEducaçãoNotícias

Estudante da rede municipal de Poços de Caldas é medalhista na Olimpíada de Língua Portuguesa

A estudante Victória Romão, da Escola Municipal José Avelino de Melo, da Fazenda Lambari, zona rural de Poços de Caldas, recebeu medalha de bronze na Olimpíada de Língua Portuguesa 2019. Juntamente com a professora Loredany Villela Galindo Peres, ela participou de oficinas e atividades culturais oferecidas pela organização da OLP, de 23 a 25 de outubro, em São Paulo/SP.

Victória e a professora Loredany comemoram juntas a premiação

“Foram momentos inesquecíveis. Ouvi, aprendi, compartilhei, conheci pessoas que se tornaram minhas amigas e o principal, a importância da leitura e da escrita”, destaca a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental. A crônica de Victória Romão, cujo título é “Domingo”, está entre os 125 melhores textos do gênero no país, depois de análise e seleção pela Comissão Julgadora Escolar, Municipal e Estadual.

“Chegar à semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa e ver minha aluna conquistar a medalha de bronze foi um presente. Durante os três dias que passei em São Paulo, aprendi muito sobre o gênero crônica, aconteceram momentos para trocas de experiências entre professores de todas as regiões do Brasil, a diversidade cultural foi vasta, mas houve um ponto em comum que foi amplamente discutido: a preocupação em propiciar uma educação de qualidade, onde a leitura e a escrita possam ser priorizadas e trabalhadas de maneira eficaz, o que é, sem dúvida, o maior desafio do professor de Língua Portuguesa”, conta a professora Loredany Villela Galindo Peres, que foi eleita a Servidora Padrão da Prefeitura de Poços de Caldas 2019, enquanto participava das oficinas em São Paulo.

Neste ano, o tema da OLP foi “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.