Browse By

Historiador resgata Jornal de 1928 quando a Vila do Caracol virou Andradas

O raro exemplar da Gazeta de Andradas resgatado pelo historiador Bruno Pastre é datado em 07 de outubro de 1928, e a principal noticia da edição de número 100 é a mudança do nome da então Vila do Caracol para Andradas.

O exemplar da Gazeta de Andradas foi entregue ao prefeito

A relíquia, assim como muitos outros exemplares, estava em posse do Fórum Municipal de Andradas compondo arquivo de um processo judicial. O historiador resgatou e emoldurou o exemplar com o objetivo de complementar uma pesquisa histórica na elaboração do plano museológico do museu do vinho de Andradas, projeto este financiado pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, executado pela Associação Amigos da Cultura de Andradas.

O Gazeta de Andradas era o Órgão Oficial do Município, para as publicações oficiais da prefeitura na época e tinha circulação semanal.

O exemplar foi entregue ao prefeito Rodrigo Lopes, acompanhado da Gerente de Coordenação Geral da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico Turismo e Cultura Selislei de Cássia Corol Pontes, receberam o jornal na Prefeitura Municipal.

“Resgatar a historia é valorizar o presente. Sem dúvidas um grande ganho para a cultura da cidade ter acesso a esse tipo de material que traz memórias de importantes acontecimentos no desenvolvimento de Andradas.” Concluiu a Gerente.

A manchete: Caracol, agora é Andradas!

O novo nome Andradas foi escolhido em homenagem ao então Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada. No texto do jornal fica clara a intenção de “pacificar” a política local, citando os conflitos como algo do passado.

A mudança do nome do município não contou com nenhuma participação da população caracolense, que foi obrigada a aceitar a mudança por força de lei estadual. O nome Caracol foi dado em setembro de  1888 por meio da Lei Provincial, quando a então Freguesia de São Sebastião do jaguary foi elevada à Vila do Caracol, em alusão a Serra do Caracol, considerada um dos maiores patrimônios naturais de Andradas. mais tarde a data de aniversário da cidade foi oficializada em 22 de fevereiro de 1890.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *