Poços de Caldas terá Incubadora de Empresas

Por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas Poços de Caldas vai contar com uma Incubadora de Empresa de Base Tecnológica.

Assinatura do convênio foi na última quarta-feira, 30, no gabinete do prefeito

O convênio assinado pelo reitor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Sandro Amadeu Cerveira, e o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, tem por objetivo oferecer o serviço de incubação de empresas para apoiar empreendedores da cidade que necessitam de suporte para consolidar ideias e projetos no desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos. “É o início de um projeto que tenho certeza que será um grande sucesso”, disse o prefeito. “Poços de Caldas, hoje, é uma cidade universitária. Precisamos investir cada vez mais nisso”, completou.

 A proposta, viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, é uma expansão da experiência da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNIFAL-MG, vinculada à Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade que, desde 2015, proporciona a empreendedores de Alfenas condições apropriadas para funcionamento de suas empresas. “A universidade tem um potencial muito de se tornar um grande parque tecnológico de inovação”, destacou o reitor.

 As normas e editais de funcionamento da incubadora serão de responsabilidade da universidade, assim como a disponibilização de área física para a instalação. Já o município deve propor os instrumentos legais que garantirão a viabilidade do programa de incubação e disponibilizar pessoal para o funcionamento da incubadora.

 “A expectativa é de que já no início de março seja aberto edital de seleção para os projetos de pré-incubação em Poços de Caldas, viabilizando a captação de ideias e a integração com a comunidade local e outras instituições de ensino”, destacou a diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo, professora Izabella Carneiro Bastos. A proposta prevê também a abertura, em agosto, do edital para selecionar as empresas do programa de incubação.

 Sobre a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica

Criada em 2015 em Alfenas, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNIFAL-MG oferece três programas de auxílio aos empreendedores: ideação, pré-incubação e incubação. O primeiro trabalha com workshops para aprimoramento de ideias, motivando a iniciativa empreendedora. Outro programa, a pré-incubação, possui modelagem de negócio, modelagem financeira e validação de ideias e o desenvolvimento das habilidades do negócio, com foco na capacitação do profissional para futuro empreendimento.

 Já o programa de incubação é para empreendedores que possuem seus projetos mais maduros e precisam de ajuda para sua consolidação. O objetivo é desenvolver novas micro ou pequenas empresas, auxiliando durante todas as etapas do processo. São oferecidos diversos serviços como suporte gerencial e empresarial nas áreas de gestão, mercado, finanças, tecnologia e desenvolvimento pessoal do empreendedor, além de possibilitar que os projetos incubados usufruam de toda infraestrutura da Universidade a custo reduzido.

Durante a assinatura do convênio, o vice-prefeito Flávio Faria mencionou a importância de novos investimentos. “Investir em tecnologia e inovação é fundamental para o nosso município. Temos grandes perspectivas para avançar na geração de empregos”, disse. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este site está protegido.