CulturaDiversosNotícias

18 de Maio é Dia Internacional dos Museus

Nesta terça-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia Internacional dos Museus. A data foi criada em 1977, através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Desde 1996 o casarão centenário da Villa Junqueira abriga a história de Poços de Caldas depois que se transformou na sede do Museu Histórico e Geográfico – foto Roni Bispo/Poçoscom.com

Para 2021, o tema escolhido mundialmente é “Recuperar e Reimaginar”. No Brasil, o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) segue a mesma temática para a Semana Nacional de Museus, que teve início na última segunda-feira (17) e segue até 23 de maio. O objetivo da data é incentivar a população a visitar os museus, seja de forma presencial ou até mesmo virtual, novidade trazida pela pandemia da Covid-19.

Pensando na temática “Recuperar e Reimaginar”, durante a Semana Nacional de Museus, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas vai disponibilizar uma série de conteúdos com curiosidades sobre o acervo museológico da cidade, nas redes sociais da Prefeitura, do próprio Museu e Poços – Cultura e Arte.

Em Poços de Caldas, o Museu Histórico e Geográfico foi reaberto ao público no dia 1º de maio, após a interrupção das visitas por conta da Onda Roxa no Estado de Minas Gerais. A reabertura segue o plano de contingenciamento aprovado pelo Comitê Municipal Extraordinário Covid-19.

No local, é possível conhecer um pouco da história da cidade por meio de objetos, pinturas, desenhos e coleções especiais. O acervo está em constante atualização e, antes da pandemia, o local era palco de diversos eventos e iniciativas, com o intuito de valorizar e preservar a memória e, ao mesmo tempo, tornar o Museu um espaço vivo e dinâmico.

No final do ano passado, por exemplo, o acervo recebeu a doação de 29 desenhos feitos pelo pintor Bruno Filisberti, um dos grandes artistas da história cultural do município. As obras foram doadas pelo Instituto Moreira Salles (IMS). Também durante a pandemia, em maio de 2020, foi inaugurada a Exposição Permanente da Estação da Mogyana, no piso térreo do prédio, com diversos objetos que retratam o período de funcionamento da estação em Poços, contando um pouco sobre o seu desenvolvimento e importância para a cidade.

Museu virtual
A pandemia da Covid-19 motivou a criação do projeto “Museu em Casa”, lançado em junho do ano passado. São vídeos temáticos sobre a história do município produzidos pelos próprios funcionários e colaboradores da instituição, que estão disponíveis para acesso dos interessados no Canal da Prefeitura no YouTube (https://bit.ly/3v0ptwv).

Pelo Edital de Ações Culturais – Poços Curte em Casa, foi produzido o documentário “Poços Cultural: a educação patrimonial valorizando a história, a memória e a identidade local”, sobre o Museu Histórico e Geográfico, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=p9cT-_PTvz8.

História
O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas foi fundado em 1972 integrando os festejos do centenário da cidade. Funcionou durante 24 anos no Country Club, visando preservar a história do povo poços-caldense e unir em um só lugar o turismo, a educação, o lazer e a cultura local.

No final de 1996, o Museu foi transferido para o prédio da Villa Junqueira, patrimônio tombado construído em 1898, totalmente restaurado. A instituição é mantida pela Prefeitura de Poços de Caldas, sendo vinculada à Secretaria Municipal de Cultura. Desde 1997, conta com a colaboração e o apoio da Associação Amigos do Museu (AMIVI) e, a partir de 2002, do Conselho Curador do Museu.

Visitas
Seguindo o plano de contingenciamento aprovado pelo Comitê Municipal Extraordinário Covid-19, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebe o público em grupos e em horários pré-definidos. Quem preferir pode agendar sua visita pelo telefone 35 3697-2197. São adotadas todas as medidas de segurança, como a utilização obrigatória de máscaras e a disponibilização de álcool em gel, além do distanciamento físico entre os visitantes.

Horários das visitas:
De terça a sexta-feira: 9h, 10h, 11h, 13h, 14h e 15h.
Aos sábados: 14h, 15h e 16h.
Aos domingos: 10h, 11h e 12h.
Nas segundas-feiras, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas fica fechado para manutenção.

Endereço: Rua Padre Henry Mothon, s/n, Centro (ao lado do Espaço Cultural da Urca).
Telefone: (35) 3697-2197.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.