Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

5º vozes da Resistência acontece nesse final de semana, no Chico Rei

Até domingo, 9, o Centro Cultural Afro- Brasileiro Chico Rei recebe o 5º Vozes da Resistência. O evento é promovido em parceria com a Escola de Capoeira Angola Resistência (ECAR), propiciando a integração e a disseminação da Cultura Afro-Brasileira, por ocasião do mês da Consciência Negra.

Encontro acontece até domingo no Chio Rei – foto Sandra Ribeiro

O encontro comemora, ainda, o trabalho de capoeira angola desenvolvido pelo Trenel Danilo de Abreu, sob supervisão do Mestre Topete, há cinco anos no espaço do Chico Rei, o qual é oferecido gratuitamente para toda a comunidade, com aulas semanais de terça e quinta-feira das 19 às 21h, que envolvem os fundamentos dessa arte ancestral de resistência e libertação.

O 5º Vozes da Resistência receberá capoeiras e artistas de Poços e região em uma programação diversa que envolve arte, cultura e educação. Dentre os oficineiros estão Mestre Topete (ECAR Campinas/SP), Mestre Moreno (Centro cultural Nagô/SP), Trenel Mileni (Piracicaba/SP) e Henrique Max (FICA Alfenas/MG), que trarão sua bagagem de experiência na capoeira angola, abordando seus fundamentos, movimentação e musicalidade.

Além das oficinas e rodas de capoeira, no sábado acontecerá também uma roda de conversa com Mestres e Mestras da Cultura Negra de Poços de Caldas, seguida de intervenções culturais, com Cia Ubuntu, RUA DUB Style, Teici Miranda, roda de Côco e Samba de roda. No domingo, após a roda de encerramento, haverá feijoada com música.

O Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei está sendo restaurado por meio de mutirões de pintura e manutenção. Durante os dias do evento, estará repleto de exposições: Henrique Max montará 3 exposições de telas com temáticas afro-brasileiras: “A Beleza do Corpoeira”, “Os Orixás e suas cores: Releitura da obra de arte de Carybé” e “Os Mestres”; a fotógrafa Nayara Carvalho vai expôr “Entrelinhas Urbanas”, sobre suas fotos das rodas mensais de capoeira realizadas pela ECAR no Terminal de Linhas Urbanas de Poços de Caldas; Ricardo Braga trará a exposição de desenhos “Em busca da essência”.

O 5º Vozes da Resistência conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas. As atividades são abertas a toda comunidade.

Vale ressaltar que a organização oferecerá alojamento e alimentação, sendo cobrada uma taxa de contribuição no valor de R$ 70,00 para os interessados.

Confira a programação:

09/11 – Sábado

9h – Café/credenciamento

10h – Oficina com Mestre Topete

12h – Almoço

14h00 – Oficina com Henrique

16h00 – Oficina com Trenel Mileni

18h – Jantinha!

19h – Noite cultural!

Local: Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei

12/11 – Domingo

9h – Café

10h – Oficina com Mestre Moreno

12h – Roda de encerramento

Almoço e confraternização

Local: Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *