6ª BRAVe passa a funcionar em hangar inaugurado nesta sexta-feira
A 6ª BRAVe – Base Regional de Aviação do Estado com sede em Poços de Caldas passa a operar integralmente no hangar inaugurado na noite desta sexta-feira, 5, no aeroporto da cidade.
Solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Rodrigo Souza Rodrigues.
O novo hangar já era utilizado provisoriamente pela 6ª BRAVe, para guardar o helicóptero enquanto não é utilizado em operações. Mas agora todo o efetivo formado por 16 militares vai atuar diretamente na sede, que passa a contar com uma estrutura adequada, uma vez que a base operacional funcionava junto a sede da 240ª Cia PM, sendo necessário o deslocamento das equipes toda vez que o apoio aéreo era acionado.
Até que o hangar definitivo seja construído, o hangar estruturado em parceria com as prefeituras de Poços de Caldas, de Ipuiuna e Aeroclube, vem consolidar a permanência da aeronave em Poços de Caldas.
O hangar poderá ser utilizado por qualquer aeronave do Estado ( Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e até a aeronave oficial do Governo de Minas, para o cumprimento de agenda no município ou cidades da região. ” Hoje com a inauguração do hangar está sendo reafirmada a permanência da 6ª BRAVe em Poços de Caldas que tem uma importância relevante para a segurança do Sul de Minas, principalmente numa região de divisa de estado, que demanda questões de segurança pública de forma complexa”, destacou o Comandante Geral da PMMG, Cel Rodrigo.
A 6ª BRAVe foi implantada em Poços de Caldas em dezembro de 2018. A base conta com uma equipe composta pela tripulação aérea e quatro militares de Poços, que estão sendo capacitados para dar apoio terrestre.
A aeronave é de multimissão, ou seja, além do policiamento também vai atender situações de emergência de saúde, resgate de vítimas de acidente, transporte de órgãos e até mesmo na prevenção e combate de incêndios.
Ao todo, 171 municípios, entre eles Varginha, Lavras, Passos e Pouso Alegre, também serão atendidos pela 6ª BRAvE.
Na ocasião da implantação, o investimento feito pelo Governo de Minas foi de R$ 20 milhões.